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Reino do Dog transforma lanche popular em negócio de sucesso e avança no franchising nacional

Empresa nascida em Petrolina aposta na inovação e identidade regional para conquistar o mercado e se tornar referência no setor de franquias
Por Samuel Santos
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Não há quem resista a um bom hot dog. Apesar de aparentemente simples, o lanche típico norte-americano é um campeão de preferência ao redor do mundo — e, quando foge do tradicional, melhor ainda. Molho especial, pão de fabricação própria, ingredientes selecionados, salsichas artesanais e versões gigantes explicam a receita de sucesso do Reino do Dog (@reinododogofc), com sede em Petrolina, no Sertão do São Francisco.

Com sanduíches que variam de 15 cm a 1,80 m de comprimento, a marca já acumula mais de 1.000 km de hot dogs vendidos ao longo de oito anos de atuação. O mais recente destino dessa estrada de crescimento é o mercado de franquias. O negócio sertanejo é o primeiro da região a integrar a Associação Brasileira de Franchising (ABF) e representará Pernambuco na ABF Expo, considerada uma das maiores feiras de franquias do mundo, que acontece em São Paulo, entre os dias 25 e 28 de junho.

A ideia de reinventar o bom e velho cachorro-quente veio do empresário Ícaro Nunes. Em 2017, ele, a esposa Ana Luiza, a irmã Marília e o cunhado Felipe transformaram a paixão pelo hot dog em empreendimento e criaram a primeira loja do Reino do Dog, em Petrolina. Em 2020, durante a pandemia de Covid 19, veio a segunda unidade, desta vez do outro lado do Rio São Francisco, em Juazeiro (BA). Dois anos depois, mais duas lojas foram abertas, incluindo uma em um shopping da região. Em 2023, Ícaro finalizou o processo de formatação da franquia e vendeu a primeira unidade franqueada, na cidade de Bonfim (BA).

“A ideia de franquear surgiu da demanda de clientes de outros estados, que conheciam a marca e se apaixonaram pelo sabor. Já tínhamos uma clientela fiel em outras cidades, por isso vimos a necessidade de expandir. Foram anos até chegar ao formato exigido por lei, investindo em capacitação e treinamento para abrir o negócio ao mercado de forma estruturada”.

Ícaro Nunes, empresário

Receita com identidade

Para cair no gosto dos clientes, a empresa apostou na apresentação e nos sabores. A primeira cartada foi o tamanho dos lanches. Os hot dogs de até 1,20 m podem ser vendidos via delivery, mas o maior, com quase dois metros, é consumido exclusivamente na loja. Outra aposta foi no molho especial, cuja receita é mantida em segredo e, segundo Ícaro, é o principal diferencial do produto.

A inovação também é marca registrada do Reino do Dog. Além da salsicha tradicional, o cardápio oferece opções como o “dog burguer” (com blend de carne bovina moldado em formato de salsicha), o “churras” (feito com calabresa josefina) e até uma versão vegetariana. Mas o carro-chefe é o cachorro-quente feito com linguiça de carneiro — iguaria que conquistou os paladares do Vale do São Francisco e seguirá presente nas franquias.

“Sempre buscamos novidades. Estudamos os tipos de hot dog disponíveis no mercado e pensamos em deixar nossa marca, criando novas combinações. A ideia de investir na salsicha de carneiro nasceu do desejo de valorizar nossas origens, trazendo um toque regional para um lanche que é preparado de forma diferente em cada estado”, ressalta o empresário.

Do MEI à vitrine nacional

Para que o negócio iniciado na categoria Microempreendedor Individual (MEI) alcançasse o patamar de franquia e ingressasse na ABF, foram necessários planejamento, estruturação e aperfeiçoamento. Agora, o desafio é manter a qualidade dos produtos e estudar o comportamento dos novos públicos que virão com a expansão.

“A responsabilidade aumenta muito quando você se torna uma franquia. É preciso cuidar da qualidade da marca. Estamos investindo em capacitações, na melhoria dos insumos e na durabilidade dos produtos. Contamos com o apoio do Sebrae, que tem sido fundamental nessa fase, com orientação e suporte técnico. Isso tem nos dado mais força para crescer”, afirma Ícaro.

Atualmente, o Reino do Hot Dog opera com três modalidades de franquia. Na categoria Food Truck, com investimento total estimado em até R$80 mil. Já a loja de rua tem  investimento médio de até R$100 mil. Finalmente na loja em shopping, o investimento total está estimado em R$120 mil.

Segundo a empresa, já há propostas de empreendedores interessados em se tornar franqueados, por se tratar de um modelo baseado em cozinhas de baixo custo. A meta dos sócios, por hora, é  a expansão regional, chegando a todas as capitais do Nordeste, além de explorar o potencial de expansão para o Sudeste. Um formulário de cadastro de interessados na marca está disponível na página oficial do Reino do Dog na internet.

Sebrae na ABF Expo 

Ícaro é um dos empresários que estarão na missão promovida pelo Sebrae/PE na ABF Expo. A ideia é que eles conheçam o universo das franquias, façam networking e voltem com ideias práticas para alavancar seus negócios. A ABF Expo é considerado o maior evento de franchising da América Latina e se consolida como uma boa oportunidade para quem investe neste modelo de negócio. 

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