Fundamentais para o dia a dia das comunidades, os minimercados, mercadinhos e lojas de conveniência têm enfrentado desafios significativos diante das novas configurações do segmento varejista. Para fortalecer o setor no estado, o Sebrae Pernambuco e a Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA), por meio da iniciativa Seja Pernambuco, lançaram no último dia 28, o Retrofit Varejo de Alimentos. Em sua primeira fase, o projeto está atendendo empresas da Região Metropolitana do Recife com uma série de intervenções práticas voltadas ao aprimoramento da gestão, à visibilidade dos estabelecimentos e à inovação nos modelos de negócios, sem custos ao empreendedor. A abertura contou com a presença da diretora de Administração e Finanças do Sebrae/PE, Deborah Guerra.
Com investimento na ordem de R$ 600 mil, o programa surge como uma resposta à vulnerabilidade desses estabelecimentos diante de grandes players do setor. No primeiro ciclo – iniciado em abril deste ano -, o projeto-piloto está beneficiando 40 empreendedores formais do varejo de alimentos. Eles estão recebendo consultorias personalizadas em áreas como eficiência operacional, marketing, layout e controle financeiro, além de acesso a inovações, boas práticas e tendências de mercado. Os pontos de venda também estão passando por revitalização, com modernização de fachadas, implantação de sinalização interna e disponibilização de fardamento. A iniciativa busca tornar os estabelecimentos mais competitivos e atrativos para os consumidores.
Todas as soluções propostas pelo Retrofit Varejo de Alimentos são de alto impacto e de rápida implementação – ao todo, a execução do programa deverá durar 10 meses. Além de mitigar o risco de fechamento das operações, a expectativa é que os estabelecimentos participantes registrem aumento na fidelização de consumidores e atinjam um incremento médio de 20% na receita. Outro objetivo é conectar esse grupo de empresários à produção rural local, estimulando, também, a cadeia produtiva agropecuária de Pernambuco.
Reforçando o compromisso em expandir o alcance do projeto, Murilo Guerra, superintendente do Sebrae/PE, enfatiza a importância do projeto.
Apoiar o empreendedor do varejo é investir em negócios que estão diretamente conectados com as realidades regionais e têm maior capacidade de adaptação ao mercado. Fortalecer esses empreendimentos é fortalecer Pernambuco, promovendo inclusão produtiva e desenvolvimento territorial.
Murilo Guerra, superintendente do Sebrae/PE.
Integrando as ações do Seja Pernambuco, iniciativa da ASPA para o fortalecimento o da economia de bairro no estado por meio de frentes de estímulo ao setor de agentes de distribuição e supermercadistas de pequeno e médio porte, o Retrofit Varejo de Alimentos também impulsiona a cadeia setorial, promovendo maior integração entre indústria, atacado e varejo, com foco na competitividade e no crescimento sustentável. Levantamentos setoriais apontam que os mais de 100 agentes de distribuição da ASPA e os mais de 26.000 pequenos varejos em Pernambuco empregam, juntos, cerca de 160 mil pessoas diretamente e mais de 40 mil indiretamente, movimentando anualmente um montante em torno de R$ 7 bilhões.
“Foi olhando para a potência deste mercado que lançamos há um ano o Seja Pernambuco, uma iniciativa séria e consistente de apoio ao supermercadista de pequeno e médio porte do estado para uma melhor sustentação dos seus negócios. Agora, junto com o Sebrae, damos mais um passo à frente neste movimento de incentivo, ampliando as atuações do Seja Pernambuco. Com o Retrofit Varejo de Alimentos estamos chegando ainda mais perto dos varejos de alimentos de bairro, entendendo as dores dos empresários e implementando um trabalho estruturado e inédito no setor para a requalificação dos seus negócios. E, o melhor de tudo, com um processo de modernização e renovação 100% gratuito para as lojas participantes”, pontua Inácio Miranda, presidente da ASPA.
A mais recente edição da Pesquisa Anual de Comércio (PAC – 2022) do IBGE aponta que o comércio varejista de alimentos de pequeno e médio porte é um dos principais empregadores da área no Brasil. Ele contrata mais de 2 milhões de pessoas, uma quantidade cinco vezes superior às contratações das grandes redes varejistas, que respondem por cerca de 396 mil vagas. Em Pernambuco, a cadeia de abastecimento gera pelo menos 200 mil empregos. O estado possui forte presença de pequenos estabelecimentos comerciais, especialmente no interior, onde desempenham papel central na geração de renda, dinamização da economia e no fortalecimento das comunidades locais.
O Retrofit Varejo de Alimentos é uma iniciativa do Sebrae Pernambuco e da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (ASPA), por meio do Seja Pernambuco, e conta com o apoio institucional da Associação Pernambucana de Supermercados (APES).