ASN PE
Compartilhe

Pequenos negócios do Jaboatão ganham oportunidade para se tornar fornecedores de grandes empresas

Programa estratégico do Sebrae e da Prefeitura oferecerá consultorias e qualificações gratuitas para atender às exigências das companhias
Por Larissa Correia
ASN PE
Compartilhe

Donos de pequenos negócios e representantes de grandes empreendimentos instalados no Jaboatão dos Guararapes conheceram, recentemente, os detalhes de uma iniciativa que deve contribuir para a transformação do ambiente empresarial do município: o programa Jaboatão cresce junto – Fortalecendo empresas locais para novos mercados. O lançamento da novidade aconteceu no auditório do Ambulatório Especializado de Ensino-Serviço (AEES), em Prazeres.

Criada pelo Sebrae Pernambuco e pela Prefeitura do município, a iniciativa tem como objetivo fortalecer e preparar micro e pequenos estabelecimentos locais para se tornarem fornecedores de grandes companhias e da própria gestão municipal. A mobilização inclui a realização de consultorias e qualificações gratuitas para que os empreendimentos estejam alinhados com as exigências para os provedores de serviços, equipamentos, produtos e insumos das companhias e com o mercado.

Esse programa de qualificação da cadeia de fornecedores transborda a questão dos pequenos negócios. Ele é muito mais do que uma capacitação, é sobre transformar a realidade local porque cada investimento feito nos pequenos negócios gera novas oportunidades, emprego e renda para a cidade. Leonardo Carolino, gerente do Sebrae/PE para a Região Metropolitana do Recife. Ele destacou que a iniciativa se baseia em três pilares – competitividade, inovação e sustentabilidade.

Queremos que as empresas participantes façam conexões com as grandes companhias e possam ser fornecedoras até em nível nacional ou global, atendendo às especificações e certificações com as quais vamos trabalhar. Esperamos que elas cresçam, tenham ganhos reais e sejam mais longevas, assim como pretendemos que os resultados alcançados sejam concretos e com benefícios duradouros.

Leonardo Carolino, gerente do Sebrae/PE para a RMR.

A secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Cultura e Esportes do Jaboatão dos Guararapes, Roberta da Fonte, ressaltou o compromisso da gestão com o fortalecimento da economia local. Ela lembrou que é prioridade da Prefeitura direcionar suas compras para fornecedores estabelecidos no município. “Quando desenvolvemos um território, não só fortalecemos a economia e o emprego como também geramos impactos sociais positivos, como a redução da violência e do desemprego”, pontuou.

Vários empreendimentos de grande porte e dos mais variados setores já aderiram ao programa, desde o metalmecânico com especialização em ferramentaria até gráficas, serviços de coffee-break e dedetizadoras de pragas. Entre as vantagens para eles estão a facilidade na identificação de melhores preços, maior qualidade, flexibilidade e agilidade nas entregas, bem como a ampliação do mercado, da competitividade e mesmo do faturamento e da lucratividade.

Fizemos várias escutas para identificar e levantar as necessidades dessas empresas, o que estão contratando e, especialmente, as grandes dificuldades que as levam a comprar de fornecedores até fora do estado. Como trabalharemos com as principais cadeias produtivas do município, todos os empreendimentos interessados têm como se candidatar. Eles passarão por um diagnóstico e serão trabalhados até chegarem nas certificações necessárias e possíveis. Importante também lembrar que a micro e a pequena empresa pode tudo desde que esteja devidamente preparada. Maria Cândida Moreira, especialista em Conexões Corporativas do Sebrae/PE.

  • conexões corporativas
  • Jaboatão dos Guararapes