O Recife volta a ser o epicentro da inovação, do empreendedorismo, da tecnologia, da criatividade e da cultura entre os dias 15 e 18 de outubro, quando recebe a sétima edição do REC’n’Play (RNP). Como um dos realizadores do chamado Carnaval do Conhecimento, o Sebrae Pernambuco traz uma programação gratuita e diversificada, para movimentar seu espaço exclusivo, montado na Avenida Rio Branco, no coração do centro histórico da capital.
Com o tema O Futuro é de quem faz, a agenda principal do Sebrae na Rua tem como foco a educação empreendedora, direcionada a professores e estudantes. Essa inspiração norteia diversas ações, desde palestras, debates e mentorias até roda de conversa e ativações. O local também receberá apresentações de projetos experimentais participantes do Desafio Liga Jovem e do Prêmio Educador Transformador, promovidos no âmbito escolar/acadêmico pela entidade e parceiros com foco no incentivo à inovação e ao empreendedorismo.
O Sebrae Pernambuco oferece uma programação que fomenta discussões e mescla inovação, empreendedorismo e educação para todas as idades. Com nosso mote O futuro é de quem faz, queremos promover uma plataforma para debate e construção do futuro que desejamos. Thiago Vieira, especialista em Inovação da entidade.
Como a abertura do RNP será no dia 15 de outubro, Dia dos Professores, as atividades no Sebrae na Rua começam, às 9h, com um debate sobre o papel e os desafios do educador na sociedade atual. Ao longo do dia haverá abordagens sobre assuntos como empreendedorismo e inovação na educação; aprendizagens socioambientais; identidade e relações sociais na era dos likes; e práticas ESG, entre outras.
Além dos educadores, grandes nomes do mercado vão compartilhar suas experiências sobre assuntos diversos, como João Tompson, cofundador da Escola Happen e da plataforma Quark, destacando soft skills e o futuro do trabalho; e Paulo Filho, CEO da Berlim Digital, explorando estratégias de visibilidade e posicionamento de marca e os negócios prontos para o futuro. Também apresentarão insights importantes o ciberpsicólogo Lucas Glasner, abordando liderança empreendedora em programas internacionais; o professor Flávio Ferreira explanando sobre inovação na apresentação de propostas; e Olga Lucena, da ONG Junior Achievement, explicando a metodologia que estimula o desenvolvimento de habilidades empreendedoras em jovens estudantes.
O line-up de palestras inclui ainda Pedro Verda, cofundador e diretor da Verda, falando sobre escola como laboratório de inovação social; e Béa Alcântara, pesquisadora de futuros e designer especulativa, comentando inteligência onírica e imaginativa. O programa é completado com as participações de Fernanda Muniz, leader Recife da NASA Space Apps, comentando casos reais de quem empreende com impacto e atravessa fronteiras; e a artesã Danielle Mendonça detalhando a criação de brinquedos como fonte de geração de renda para mulheres em vulnerabilidade social.
Segundo Thiago Vieira, outras experiências com foco na cultura e na educação como ferramenta de transformação estarão em destaque ao longo do festival. Ele ressalta a participação de projetos de todo o estado abordando aspectos como aprendizado de idiomas, sustentabilidade urbana, soluções digitais, economia circular, movimento mangue beat, uso de cordel no ensino escolar e cocriação de habilidades e competências protagonistas. O espaço também vai contar com mentorias e palestras especiais para gestores e donos de pequenos negócios e pessoas interessadas em empreender.
MAIS
A participação do Sebrae Pernambuco no REC’n’Play 2025 vai além do espaço físico na Avenida Rio Branco. Um dos destaques é a Arena de Negócios, no Armazém 14, principal plataforma para conexões estratégicas entre startups, grandes empresas, investidores, aceleradoras e agentes do ecossistema de inovação do Brasil e do mundo.
Além de estande para apresentação de projetos e ações desenvolvidos para o segmento – como o diagnóstico internacional em parceria com a Startup Genome -, o Sebrae/PE organizou uma palestra sobre tecnologias que estão redefinindo a produção industrial. A exposição, no dia 16, a partir das 15h50, será mediada pela diretora técnica da entidade, Josiana Ferreira, com participação de Carlos Bork (CNI), Ozieal Alves (Senai) e Sérgio Cavalcanti (Vivix).
A Arena recebe ainda uma exposição com 64 startups atendidas pelo Sebrae/PE, que também coordena o Roadshow, um match estratégico e direcionado entre os fundadores dessas empresas e investidores de todo o país. Os empreendedores já passaram por mentorias individuais para orientação sobre como planejar e otimizar a captação de recursos durante o encontro presencial no RNP.
No dia 17, a partir das 13h30, na Sala de Oficinas do Cesar Tiradentes, a especialista em Inteligência de Mercado do Sebrae/PE Sylvia Siqueira palestra sobre uso de inteligência artificial para analisar e transformar dados em estratégias de mercado. Também nesta sexta-feira, às 18h, o especialista em Serviços Financeiros do Sebrae/PE Raphael D’Emery comanda oficina sobre melhoria do ambiente de negócios na área de economia criativa e tecnologia da informação. O encontro acontece no Neurotech, no Moinho Recife.
Com a proposta de abertura a novos mercados e aperfeiçoamento profissional e acadêmico, o Sebrae/PE vai trazer caravanas de todas as regiões do estado. A expectativa é que centenas de empreendedores, professores e estudantes aproveitem as atividades do RNP graças aos subsídios oferecidos pela instituição.
Acreditamos no empreendedorismo, na inovação, na tecnologia e na promoção da educação de qualidade como pilares estratégicos para o desenvolvimento sustentável. Investir nesses eixos é fundamental para impulsionar o crescimento territorial, gerar oportunidades de emprego e renda, fortalecer a cidadania e construir um futuro mais justo e competitivo para todos. Nesse contexto, o REC’n’Play está consolidado como espaço vivo de troca, experimentação e construção coletiva de soluções inclusivas para desafios do presente e do futuro. Murilo Guerra, superintendente do Sebrae Pernambuco.
O REC’n’Play 2025 é uma realização da Ampla Comunicação, Porto Digital e Sebrae Pernambuco. Esse ano, o festival tem como tema O futuro feito por gente e mais de 700 atividades gratuitas nas ruas e equipamentos do Bairro do Recife. O acesso é aberto ao público em geral, mas é preciso se inscrever no site recnplay.pe, onde também está disponível toda a programação do evento, incluindo os shows musicais, apresentações culturais, experiências do mundo gamer e Arena de Negócios.
