ASN PE
Compartilhe

Programa LIDER chega à reta final na Mata Sul com fortalecimento das lideranças locais

Representantes de dez municípios assumem protagonismo na execução do plano estratégico de desenvolvimento da região, construído com apoio do Sebrae
Por Larissa Correia
ASN PE
Compartilhe

O Sebrae/PE avança, na próxima quinta-feira (06/11), mais um passo no fortalecimento econômico e sustentável da Zona da Mata Sul do estado com a realização do quarto fórum do Programa LIDER na região. O encontro marca a conclusão da iniciativa que estruturou o plano estratégico e colaborativo elaborado para fomentar o crescimento do território nos próximos cinco anos. A atividade acontece das 9h às 18h, na Usina de Arte, em Água Preta, município a cerca de 120 quilômetros do Recife.

O evento reunirá as 49 lideranças dos dez municípios participantes da mobilização: Água Preta, Amaraji, Catende, Cortês, Escada, Gameleira, Palmares, Primavera, Ribeirão e Xexéu. Os representantes incluem gestores públicos, empresários e integrantes do terceiro setor e da sociedade civil organizada, entre outros.

A programação do Fórum inclui oficinas e a demonstração das metas alcançadas e dos impactos de outras ações definidas na Agenda de Desenvolvimento Regional – Mata Sul. Também serão apresentadas a agenda de compromissos futuros para o grupo, especialmente a proposta de governança, e as metas de cada eixo estratégico para 2026. Cada um desses segmentos conta com atividades específicas para o fortalecimento da economia e a atração de investimentos na região.

O quarto Fórum LIDER marca a consolidação de um importante ciclo de articulação e construção coletiva na Mata Sul. Esta etapa reafirma o compromisso do Sebrae com o fortalecimento da governança e desenvolvimento sustentável do território.

Jefferson Santos, gestor de Projetos de Desenvolvimento Territorial do Sebrae/PE.

Segundo o especialista, mais do que resultados, o Programa LIDER deixará um legado de união e visão compartilhada entre as lideranças. “Elas agora assumirão o protagonismo na execução das estratégias já traçadas até 2026. Estamos diante de uma nova fase, em que a governança local avança com autonomia, planejamento e foco em resultados que promovam um futuro mais próspero, inovador e sustentável para toda a região”, completa.

A realização do último Fórum envolve ainda uma série de atividades no formato online, programadas para o período de 3 a 5 de novembro, sempre das 19h às 20h. A cada dia, serão discutidos temas ligados aos três eixos estratégicos do Programa LIDER. A abordagem sobre Agronegócios e Turismo acontece na segunda-feira (03). Em seguida é a vez da discussão sobre Indústria, Comércio e Serviços e, por último, o eixo Educação, Ciência, Inovação e Tecnologia.

Mais 

A Agenda de Desenvolvimento Regional – Mata Sul foi construída de forma colaborativa dentro do Programa LIDER (Liderança para o Desenvolvimento Regional). Entregue oficialmente em março passado para gestores públicos e outros tomadores de decisões, o documento apresenta macro-objetivos, diretrizes e estratégias de médio e longo prazo para impulsionar a prosperidade econômica, o desenvolvimento social e a sustentabilidade da Mata Sul do estado.

O conteúdo foi elaborado com foco na realização e implementação de iniciativas até 2030. Todos os propósitos e estratégias estabelecidos foram alinhados e contribuem para a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).

Serviço:

IV Fórum LIDER Mata Sul do Sebrae/PE

Quando: 6 de novembro de 2025, 9h às 18h

Onde: Usina de Arte (Rodovia PE 99, KM 10, Usina Santa Terezinha, Água Preta-PE)

  • Agenda de Desenvolvimento Regional
  • desenvolvimento sustentável
  • desenvolvimento territorial
  • Fórum LIDER Mata Sul
  • Mata Sul
  • ODS
  • ONU
  • Programa LIDER
  • Usina de Arte
  • Zona da Mata