Oferecer um bom produto ou serviço é, cada vez mais, o mínimo esperado de uma empresa ou marca. Para aumentar as vendas e reter a clientela, proprietários e gestores de pequenos negócios devem oferecer a melhor percepção de atendimento e compra possível, desde a impressão inicial até o pós-venda. Essa tendência tem sido observada nos últimos tempos e seguirá em alta em 2026. Algumas dessas previsões em experiência do cliente foram antecipadas na edição do Quartas de Sucesso que o Sebrae/PE promoveu no dia 26 de novembro, na sede da entidade, no Recife. Durante o encontro, os participantes compreenderam como a experiência do cliente será determinante para impulsionar as vendas em 2026.
Eles também aprenderam a traçar um planejamento estratégico para colocar em prática, considerando as expectativas para os próximos meses. Em um mercado tão concorrido, deter e aplicar esse conhecimento pode ser o fator que diferencia negócios que crescem dos que fecham cedo.
Omero Galdino, especialista em Gestão Empresarial no Sebrae/PE.
Segundo ele, uma interação bem-estruturada pode aumentar a frequência de compra, elevar o valor do tíquete médio, ajudar a construir uma marca forte e reforçar a confiança na empresa. Omero ressaltou ainda que, ao aprofundar o estudo sobre a experiência do usuário, os empreendedores conseguem identificar quem é o cliente ideal, quais as dores, desejos e expectativas do público e como ajustar o produto ou serviço para entregar mais valor. Dominar essas habilidades permite adotar decisões mais inteligentes, efetivas e menos arriscadas.
TRILHA
O evento desta quarta (26) marcou o encerramento da trilha de capacitação “Experiência que transforma: do atendimento à estratégia”. Nos encontros realizados em setembro e outubro passados, foram discutidos temas como erros que fazem clientes desistir da compra; como ouvir o consumidor para aumentar o faturamento; equilíbrio para vender mais no ambiente digital e no presencial; encantamento como estratégia de vendas; identificação do público ideal; e formas de estimular o retorno do público.
“Nos dois encontros anteriores, os empreendedores aprenderam a colocar o consumidor no centro das decisões e a compreender toda a jornada do usuário, unindo humanização, encantamento e vendas. Tudo para garantir qualidade no atendimento e tornar a experiência do cliente no motor do crescimento e da fidelização do negócio”, completa Omero. A participação no terceiro e último encontro da série foi aberta, mesmo para quem não acompanhou as duas etapas anteriores.

