A pecuária leiteira é uma das principais atividades econômicas do Agreste, responsável por gerar emprego, renda e movimentar uma cadeia que vai do curral à mesa. No Agreste Meridional, maior polo produtor de Pernambuco, a atividade impulsiona o desenvolvimento regional e conta com o apoio do Sebrae/PE em todas as etapas da produção e beneficiamento. Hoje, o estado lidera a produção do Nordeste, com cerca de 3,5 milhões de litros de leite por dia.
De acordo com especialistas, entre os fatores relacionados ao crescimento da atividade estão as políticas de isenções fiscais e o aumento da produtividade, que acontece, entre outras coisas, a partir de ações de inovação e tecnologia, como o melhoramento genético do rebanho através da inseminação artificial.
“Participar das capacitações e consultorias oferecidas pelo Sebrae mudou bastante a nossa produção, pois houve uma melhoria na genética dos nossos animais. Eu passei de vacas com produção de 10 a 15 litros por dia para vacas de 30 litros de leite por dia. O resultado foi muito satisfatório”, diz Luis Henrique, empreendedor de Saloá. O produto é vendido para uma grande empresa de beneficiamento que fica no município de Pedra, na mesma região.
“Houve um aumento na produção e nós também melhoramos as raças do rebanho”, resume o pecuarista José Maria Santana Cavalcante, do município de Capoeiras. Parte do leite é vendido para um queijeiro local e a outra parte para outra grande empresa de beneficiamento. O que existe em comum entre esses pecuaristas é a participação no Programa Sebraetec, que além de oferecer assistência especializada, também oferece um subsídio de até 70% do valor do projeto, facilitando o acesso dos produtores às consultorias e às novas tecnologias.
ATENDIMENTO PERSONALIZADO
O Sebraetec é uma consultoria de inovação que oferece atendimento personalizado, especialistas de mercado, tecnologias, e serviços diferenciados. São soluções para ajudar os empreendedores a inovar e realizar melhorias nos seus negócios. Para isso, o programa conta com uma rede de prestadores de serviços de tecnologia que promovem o acesso a soluções inovadoras e acompanham todas as etapas do processo para assegurar os melhores resultados.
“O Sebraetec promove o acesso de produtores à inovação e tecnologia em suas propriedades rurais, melhorando a produtividade do rebanho, o retorno econômico da atividade rural e agregando valor à produção”, explica Lucas Araújo, especialista em agronegócios do Sebrae/PE. No programa, os criadores têm uma gama de opções de consultorias que atingem o tripé da pecuária: sanidade, alimentação e genética. Há também orientações sobre legalização da propriedade rural, com georreferenciamento e licença ambiental.
O impacto dessas assessorias é mensurado através de avaliações periódicas realizadas pelos analistas da entidade. “Podemos exemplificar que o programa de melhoramento genético proporciona ao pecuarista o nascimento de animais de alto nível genético, que chegam a ser duas vezes mais produtivos que os animais comuns dos seus rebanhos. E na consultoria de manejo e sanidade, a diminuição de custos chega a ser de mais de 20% com o manejo adequado e formulação da ração por lotes produtivos”, detalha Lucas Araújo.



