Agentes de viagens especializados em ecoturismo e turismo de aventura e profissionais de comunicação do Nordeste participaram, no último mês de novembro, de uma visita técnica para conhecer, na prática, a Rota Aventuras e Natureza do Agreste. A experiência marcou uma etapa decisiva do projeto desenvolvido pelo Sebrae/PE em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe): a validação do roteiro como um produto para a comercialização no mercado nacional.
A programação percorreu os três municípios que integram a rota — Buíque, São Benedito do Sul e Bonito — apresentando atrativos naturais, experiências de aventura, infraestrutura turística e o trabalho de guias e empreendedores locais. O objetivo foi demonstrar o potencial do roteiro para compor pacotes de dois a três dias de viagens, ampliando o tempo de permanência dos visitantes na região e fortalecendo a economia local.
Quem testou, assina embaixo. José Eldenor, mais conhecido como Irã das Trilhas, veio de Natal, onde tem uma agência voltada para o ecoturismo e o turismo de aventura, para conhecer a nova rota. “Eu achei o roteiro muito viável porque a gente vem de Natal e normalmente não consegue fazer um bate-volta, mas sim um passeio de dois ou três dias. Nesse roteiro, eu consigo adicionar um dia para cada cidade. A visita foi sensacional porque cada lugar é uma cultura diferente, cada lugar é um conhecimento diferente”.
Vir a esses lugares é sempre massa, porque a gente aprende novas coisas, conhece novos atrativos, e entende melhor a proposta dos lugares. As três cidades têm grande potencial. O Vale do Catimbau é famosíssimo, Bonito também é famosíssimo, e São Benedito está em ascensão.
Diogo Gonçalves, conhecido como Diogo Tour, agente de viagens.

