Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Logotipo do Sebrae. O nome “Sebrae” em letras maiúsculas de cor azul, acompanhado de duas barras horizontais azul na parte superior e duas na parte inferior. Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN
ASN PE Atualização
Compartilhe
ASN PE Atualização
Compartilhe

Buíque é o município onde fica localizado parte do Parque Nacional do Catimbau, o segundo maior parque arqueológico do Brasil, que também abrange Tupanatinga e Ibimirim. Este pode ser um bom início para a Rota de Aventuras e Natureza do Agreste. O local impressiona pelas suas belezas naturais, que incluem vales, inscrições rupestres, montanhas e paisagens de tirar o fôlego, unindo biomas da Caatinga, Cerrado e Zona da Mata, com espécies raras da fauna e da flora. Além das riquezas naturais, o Parque do Catimbau conta com uma rica diversidade cultural com artesanato, quilombos e aldeia indígena, que consagram o seu aspecto místico. É considerado uma das Sete Maravilhas de Pernambuco e foi eleito um dos principais destinos do ecoturismo do Brasil em curadoria realizada pela plataforma Planeta EXO, ficando em nono lugar entre os 15 contemplados.

Segundo maior parque arqueológico do Brasil, o Catimbau abriga 27 sítios arqueológicos identificados por pesquisadores – atrás apenas da Serra da Capivara, no Piauí. O destino pernambucano se diferencia por conter vestígios arqueológicos, registros rupestres e artefatos da ocupação pré-histórica datados de, pelo menos, seis mil anos. Essa aura mística pode ser sentida em vários espaços, mas é no Vale da Lua que se consegue as maiores conexões com a natureza. Com uma formação rochosa que lembra muito o solo lunar, o local servia para rituais religiosos dos indígenas que habitavam o local. O Vale da Lua também pode ser visitado à noite, com a ajuda de guias credenciados, quando se pode ver constelações e apreciar meteoros riscando o céu.

O Vale da Lua é um local considerado sagrado pelos nativos, não só pelos indígenas mas também pelos quilombolas e por toda a comunidade local. As pessoas acreditam que é um local de cura. Também fez parte de uma rota arqueológica, com seis sítios arqueológicos por perto. Até hoje as pessoas vão lá para orar, buscar conexão com algo divino.

Anderson Ângelo, guia profissional local.

-

ASN Pernambuco - Agência Sebrae de Notícias
O Vale da Lua é um dos pontos altos da visita ao destino. Foto: Wedas Neto.

Localizado a cerca de 280 km do Recife, o Parque Nacional do Catimbau foi instituído sob o Decreto de 13 de dezembro de 2002, abrangendo terras dos municípios de Buíque, Tupanatinga e Ibimirim. Anderson Ângelo, que foi um dos profissionais que participou do curso de guia promovido pelo Sebrae/PE, destaca que o nome Catimbau vem do tupi guarani e tem significados como homem ridículo, vale de cura ou terra de cura, cachimbo velho pequeno e prática de feitiçaria.

No Catimbau é possível fazer trilhas de várias extensões passando por lugares que contam muito sobre a história da região, como as áreas com pinturas rupestres. Como o parque é uma reserva federal, o acesso a alguns espaços só é permitido com os guias locais. Eles possuem chaves para entrar em algumas propriedades particulares cujos donos ainda não foram indenizados e permanecem dentro da área de preservação. Entre as paradas imperdíveis também estão o Quilombo Mundo Novo, a cultura viva da Aldeia Malhador, a arte única de Mestre Zé Bezerra e o protagonismo da Cooperativa Mulheres do Catimbau – um exemplo de força e empreendedorismo feminino na região.

Na próxima reportagem da série especial da Agência Sebrae de Notícias, a Rota Aventuras e Natureza do Agreste segue para São Benedito do Sul, município conhecido como a Cidade das Águas, onde cachoeiras, comunidades quilombolas e turismo de base comunitária ampliam a diversidade de experiências do roteiro.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected]
ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas