ASN PE
Compartilhe

Programa Noronha Delas fortalece empreendedorismo feminino na Ilha de Fernando de Noronha

Iniciativa do Sebrae e da Caruso Soluções Ambientais foca em capacitações e conexões entre mulheres. Inscrições estão abertas
Por Thatiany Lucena
ASN PE
Compartilhe

Mulheres empreendedoras ou que buscam desenvolver competências em gestão e liderança em Fernando de Noronha serão beneficiadas pelo Noronha Delas, programa realizado em parceria entre o Sebrae/PE e a Caruso Soluções Ambientais. Trata-se de uma jornada exclusiva para promover um ecossistema permanente de apoio ao empreendedorismo feminino.

O programa, que integra a estratégia do Sebrae Delas, busca fortalecer o empreendedorismo feminino no arquipélago, com foco no desenvolvimento de lideranças e na criação de redes colaborativas. A ideia vai gerar impacto contínuo, mesmo após a sua conclusão, por meio da criação de redes e núcleos de apoio para a integração das empreendedoras locais.

Serão seis módulos em quatro ciclos presenciais, entre agosto e outubro, no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), com capacitações que envolvem temas como liderança, planejamento financeiro, planejamento estratégico e marketing. Também serão realizadas 70 horas de consultorias online especializadas nas áreas de Marketing e Vendas, Finanças e Estratégia, para as empreendedoras que tiverem CNPJ.

Queremos conectar mulheres, fortalecer negócios, desenvolver lideranças e deixar um legado para Noronha. Ao final da jornada, pretendemos implantar o Clube de Negócios Noronha Delas e apoiar a criação do CDL Mulher e do Núcleo do Grupo Mulheres do Brasil na ilha, criando uma rede permanente de apoio para essas empreendedoras.

Andréa Viana, gestora do Sebrae Delas na Região Metropolitana do Recife.

Com o fim dos ciclos, as empreendedoras serão integradas à Comunidade Conexão Noronha – Hub Delas, que já conecta mulheres de 14 cidades da RMR, onde contarão com uma rede de apoio, conhecimento e oportunidades. O projeto também conta com parceiros voluntários como o Grupo Mulheres do Brasil, CDL Mulher, CRC Mulher, Decola Empreendedora, Xô Migalhas e a UNA Criative. As inscrições para o programa já estão abertas e podem ser feitas na Loja do Sebrae.

SUSTENTABILIDADE

A parceria entre o Sebrae e a Caruso Soluções Ambientais reforça o alinhamento do Noronha Delas com a sustentabilidade. “A Caruso tem um papel muito importante na ilha, atuando em parceria com a Neoenergia e a Administração de Noronha, especialmente nas ações do Projeto Noronha Verde. Embora a jornada tenha foco em liderança e negócios, ela também dialoga com os pilares de sustentabilidade, desenvolvimento local e impacto social. Afinal, fortalecer negócios liderados por mulheres também é uma forma de promover desenvolvimento sustentável e construir um futuro melhor para a ilha”, reforça Andréa.

CRONOGRAMA

O cronograma da jornada Noronha Delas é dividido em duas etapas, a primeira acontece de forma presencial, das 19h às 21h30, entre agosto e outubro, no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO).

ETAPA 1

Ciclo 1 – 03, 04 e 05/08

Módulo 1 – Mulheres que Lideram

Módulo 2 – Planejamento Estratégico

-

Ciclo 2 – 31/08, 01 e 02/09

Módulo 3 –Vender é Conectar

Módulo 4 – Gestão Financeira

-

Ciclo 3 – 28, 29 e 30/09

Módulo 5 – Marketing para Pequenos Negócios

Módulo 6 – Networking e Liderança Colaborativa

-

Ciclo 4 – 19, 20 e 21/10

Apresentação dos resultados;
Encerramento e Certificação;
Consultorias Especializadas;
Implantação da Rede de Apoio às Mulheres Empreendedoras da Ilha;
Lançamento do Clube de Negócios Noronha Delas.

ETAPA 2

Consultorias online especializadas com os temas Marketing e Vendas, Finanças e Estratégia, com duração de 70h. Esse momento é dedicado às empreendedoras que participaram da jornada presencial, atendendo aos critérios de frequência. Para participar, as mulheres precisam possuir CNPJ ou MEI ativo e residir em Fernando de Noronha.

SERVIÇO 

Noronha Delas 

Quando: De 3 de agosto a 21 de outubro

Onde: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO)

Inscrições: https://pe.loja.sebrae.com.br/noronhadelas

  • #SebraePE
  • capacitação
  • Empreendedorismo feminino;