ASN PE Atualização
Compartilhe

Pernambuco tem seis destaques no Prêmio Sebrae TOP 100 do Artesanato

Sertão concentra quatro vencedores; premiação recebeu mais de 1,6 mil inscrições em todo o país
Por Pedro Romero
ASN PE Atualização
Compartilhe

Pernambuco tem seis vencedores no Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato, uma iniciativa do Sebrae que reconhece as 100 unidades produtivas mais competitivas do segmento em todo o país. Critérios como qualidade, identidade cultural, inovação, capacidade de gestão e o incentivo ao artesanato como atividade sustentável foram avaliados na premiação. Ao todo, a premiação recebeu mais de 1,6 mil inscrições nesta edição.

O Sertão concentra quatro dos seis vencedores pernambucanos. São eles a Arte na Pedra, de Trindade; a Associação de Criadores e Produtores Rurais das Comunidades Cacimbinha, Penedo e Tapuio, de Salgueiro; e duas representantes de Sertânia: a Associação de Artesãos e Artistas Populares e a Associação dos Artesãos em Madeira. Completam a lista o Ateliê Rafael Leite, de Poção, e a Palmeiral Arte Sustentável, de Ipojuca.

O resultado foi anunciado no último dia 10 de setembro, e a entrega oficial do prêmio está prevista para acontecer em novembro, no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), no Rio de Janeiro.

Além do reconhecimento nacional, as unidades selecionadas poderão usar o selo “Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato – 6ª Edição” por três anos, uma chancela de qualidade e competitividade. Também terão seus produtos divulgados no catálogo oficial da premiação, participarão de ações de promoção comercial e poderão expor seus trabalhos em grandes eventos nacionais.

Para Verônica Ribeiro, gestora estadual de Economia Criativa do Sebrae/PE, a presença de Pernambuco entre os vencedores confirma a força do artesanato como atividade econômica e como expressão da identidade cultural dos territórios.

Esse resultado reconhece a criatividade e o domínio técnico dos nossos artesãos, mas evidencia, sobretudo, a capacidade que eles possuem de transformar saberes, tradições e matérias-primas dos territórios em produtos qualificados, inovadores e preparados para o mercado.

Verônica Ribeiro, gestora estadual de Economia Criativa do Sebrae/PE.

HISTÓRIAS

O artesão Marcos Paulo Lau da Costa, conhecido como Marcos de Sertânia, trabalha com artesanato em madeira desde criança. “Esse reconhecimento é fruto de um trabalho que vem sendo realizado há cerca de 40 anos, com o meu avô e tios. Consegui criar um estilo próprio e fui conquistando o meu espaço passo a passo. Esse prêmio também cria mais responsabilidade para o meu trabalho”.

Marcos destaca que há muito tempo vem recebendo o apoio do Sebrae/PE, em ações como consultorias e apoio às associações. “E agora, com o trabalho do Sebrae e da Adepe, o artesanato em madeira de Sertânia está no caminho para conquistar o reconhecimento como Indicação Geográfica (IG), o que será fundamental para o nosso artesanato”, completa.

A artesã Viviane Locatelli, da Palmeiral Arte Sustentável, de Ipojuca, comemora estar entre os selecionados do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato, reconhecimento que recebe pela segunda vez. A primeira delas foi em 2016. “Atualmente, estamos participando do Mercado Moda Mix, uma ação  em parceria do Sebrae com Adepe, voltada para mentorias em moda autoral”, pontua a artesã. No seu trabalho, ela usa o endocarpo do coco como principal matéria-prima e tem parceria com mulheres de Porto de Galinhas, que participam da montagem final dos acessórios, gerando renda também para a comunidade.

VALORIZAÇÃO

Criado em 2006, o  Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato se consolidou como uma das principais iniciativas de valorização do artesanato no Brasil, ampliando a visibilidade do setor e abrindo novas oportunidades de mercado. Nesta edição, foram registradas 1.647 inscrições. Ao final, foram escolhidas 100 unidades produtivas de 22 estados. O Nordeste liderou o resultado nacional, com 44 vencedores. O estado campeão desta sexta edição do Prêmio Sebrae TOP 100 de Artesanato foi Minas Gerais, com 21 unidades produtivas selecionadas. Depois vieram Alagoas e Piauí, empatados com 11 unidades, e Amazonas, com 10 unidades produtivas. Pernambuco aparece em seguida, empatado com Bahia e Goiás.

VENCEDORES DE PERNAMBUCO

  • Arte na Pedra (Trindade) – Representante: José Medeiros Cavalcante Costa
  • Associação de Artesãos e Artistas Populares de Sertânia (Sertânia) – Representante: Marcos Paulo Lau da Costa
  • Associação de Criadores e Produtores Rurais das Comunidades Cacimbinha, Penedo e Tapuio (Salgueiro) – Representante: Irineu José Barboza
  • Associação dos Artesãos em Madeira de Sertânia (Sertânia) – Representante: Daniel Lau da Costa
  • Ateliê Rafael Leite (Poção) – Representante: Rafael Leite Xavier
  • Palmeiral Arte Sustentável (Ipojuca) – Representante: Viviane A. Barbosa Locatelli