Sebrae Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN

Agência Sebrae de Notícias

 Caravana de Pernambuco no Seminário Transformar Juntos, em Brasília-DF
ASN PE 29/07/22 às 10:22 Atualização 29/07/22 às 11:02
Compartilhe

Caravana de Pernambuco marca presença no evento Transformar Juntos

Por Redação
ASN PE 29/07/22 às 10:22 Atualização 29/07/22 às 11:02
Compartilhe

Depois de uma pausa provocada pela pandemia, o Sebrae volta a realizar um grande evento nacional voltado para melhoria dos negócios. Com a proposta de simplificar o ambiente de negócios e aumentar a participação dos microempreendedores individuais (MEI), das micro e pequenas empresas e dos agricultores familiares nas compras governamentais, o Sebrae realiza o Transformar Juntos, evento que teve início nessa terça (26) e segue até esta quinta-feira (28), de forma presencial, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília (DF), e com transmissão on-line para todo o Brasil.

O Transformar Juntos é uma iniciativa do Sebrae, fruto da união de dois eventos que são referência nacional em desburocratização e compras públicas: o Brasil Mais Simples e o Fomenta, respectivamente. Com apoio do Ministério da Economia, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon), da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), a ação tem a programação focada em painéis e palestras a fim de mostrar caminhos e soluções que simplifiquem a vida dos empreendedores e facilitem a entrada no universo das compras públicas.

De acordo com o presidente do Sebrae, Carlos Melles, o encontro Transformar Juntos é muito oportuno, pois reúne duas vertentes que incentivam a formalização e que podem impulsionar fortemente os pequenos negócios. “As compras públicas movimentam mais de R$ 500 bilhões ao ano. Se temos um empreendedor que pode oferecer um serviço ou produto para o governo, temos que estimulá-lo e mostrar o caminho. Assim como a simplificação da formalização de empresas, facilitar a regularização e a prestação de contas desse segmento são medidas que impactam a vida do empreendedor e toda a economia do país”, observou.

Em sua 10ª edição, o Brasil Mais Simples reúne os principais atores de governo dos âmbitos municipal, estadual e federal, parceiros estratégicos e gestores do Sebrae para o diálogo e a troca de experiências que resultam em estratégias para a modernização do ambiente de negócios. Já o Fomenta, evento que chega a sua 9ª edição, é voltado para a inserção das micro e pequenas empresas no vasto mundo das compras governamentais. Com a união das duas iniciativas, o Transformar Juntos leva ao público o que há de mais novo e moderno para impulsionar os negócios.

O estado de Pernambuco, liderado pelo Sebrae, está participando desse grande evento com uma caravana com mais de 40 participantes. O gerente da Unidade de Ambiente de Negócios e Alianças Estratégicas do Sebrae/PE, Fernando Clímaco, destaca a participação dos representantes estaduais no encontro. “Essa caravana é composta por várias lideranças do poder público, com foco no trabalho da desburocratização e simplificação. A gente tá com a presença de todos os órgãos de licenciamento e de controle do estado, várias secretarias da capital e dos demais municípios pernambucanos, e representantes de várias procuradorias. Além desses, temos mais ou menos 15 representantes empresariais representando todos os pequenos negócios. Então, o grupo está num processo de intercâmbio riquíssimo, de grande aprendizado, ouvindo experiências de todo o país e de outros lugares também, para aprender sobre as boas práticas que têm sido realizadas”, ressalta.

Entre os temas que estão sendo abordados estão a modernização do sistema de compras públicas do governo federal, o Compras.gov.br, incluindo um aplicativo que colocou o mercado da compra pública na palma da mão dos empresários; a apresentação de legislações e normas que preveem a participação das MPE nas compras públicas, incluindo a nova lei de licitações; exibição das medidas de inovação que são referência em simplificação de abertura e legalização de empresas urbanas e rurais; cases de sucesso e diálogos com especialistas do setor, que estão entre os principais pontos da programação do Transformar Juntos.

Compartilhe
Ficou com alguma dúvida ou tem sugestões? Entre em contato pelo [email protected] ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas