ASN PE Atualização
Compartilhe

Mulheres empreendedoras participam de workshop no Sebrae

Além de oficina sobre mercado da beleza, evento contou com homenagem à mulheres que se destacam no fortalecimento do empreendedorismo feminino.
Por Samuel Santos
ASN PE Atualização
Compartilhe

Cerca de 70 mulheres que comandam negócios em cidades da Região Metropolitana do Recife e da Zona da Mata de Pernambuco participaram de um Workshop sobre técnicas de maquiagem. O evento, que aconteceu na sede do Sebrae/PE, no Recife, teve como pano de fundo a Semana da Mulher e foi possível graças a uma parceria entre o Sebrae e o Instituto Negralinda, que apoia projetos voltados ao empreendedorismo feminino.

O Workshop foi ministrado pela Make-Up Artist Débora Denecke, que compartilhou com as empreendedoras que trabalham com beleza e maquiagem profissional as suas experiências e falou sobre novas técnicas internacionais utilizadas pelos famosos.

Além da palestra, o evento contou com uma homenagem do Instituto Negralinda às representantes de entidades públicas e privadas que contribuíram ao longo do último ano para o fortalecimento do empreendedorismo feminino. A diretora técnica, Josiana Ferreira, recebeu a homenagem em nome do Sebrae/PE. “ Pensar em ações para as mulheres está no DNA do Sebrae. Temos o projeto Sebrae Delas, que tem um olhar diferenciado para nós mulheres, com inciativas focadas no empreendedorismo feminino, a fim de criar lideranças apaixonadas pelo sucesso”, destaca Josiana.

Negralinda, que dá nome ao instituto que capacita mulheres do Recife para o empreendedorismo colaborativo, acredita que é preciso incentivar iniciativas para que elas possam ser donas da sua própria história. “ Que bom que temos uma data para comemorar e, principalmente, valorizar a força e o trabalho das mulheres. Um evento como esse só faz fortalecer o pensamento de que a mulher pode estar em vários lugares, fazendo o que ela gosta, o que lhe dá prazer. Precisamos incentivar todos os dias a cultura empreendedora”, relata.

Paralelo ao workshop, empreendedoras puderam expor os seus produtos em uma feira colaborativa. Anaurilia Souza é dona da marca Santo Forte, que desde 2011 fabrica calçados a partir do couro de caprinos. A pandemia não desanimou a empresária, que com a ajuda do Sebrae, já pensa em ampliar mercado. Atualmente, são cerca de mil peças confeccionadas por mês. “ Temos uma fábrica em Timbaúba e atendemos pequenas lojas no interior de Pernambuco e de outros estados. Atualmente, são oito pessoas na confecção e estamos nos organizando para ampliar e atender novos mercados. Ser mulher à frente de negócio como esse não é fácil, mas tenho muito apoio da minha família e estamos caminhando”, destaca Anaurilia.

Ao lado da filha, Evellyn, a artesã Vera Lúcia Nascimento, expôs seus produtos feitos com crochê, bordado e material reciclado. Atualmente, a atividade é a principal fonte de renda da família e ajuda a pagar a faculdade de Evellyn. “ Eu já produzia algumas peças quando trabalhava em um emprego formal, mas aí fui demitida e decidi me dedicar mais. Tudo começou com o famoso “boca a boca”, no bairro mesmo, e depois fomos para as feiras e exposições. Em seguida veio a internet. Não sei mexer com redes sociais, mas minha filha me ajuda. Hoje, além de produzir, eu também sou instrutora no Negralinda e dou aula de artesanato para que outras mulheres descubram o seu talento e sigam o seu caminho”, declara Vera Lúcia.

-

-

-

  • #DiaInternacionaldaMulher #Empreendedorismofeminino #MulheresdeNegócios