Maria Alice Lima, de 27 anos, é empreendedora e dona da Maria Alice Atelier há 10 anos. A empresa é especializada em slow fashion – moda sustentável que respeita as pessoas, o meio ambiente e os animais – tendo como foco trazer representatividade para a cultura nordestina. Maria Alice trabalha com moda casual e casual chique, oferecendo peças com pintura manual, bordado, crochê e serigrafia. A marca também aborda temas como poder feminino e negritude, trazendo ao público a possibilidade de se vestir com camisas que carregam uma mensagem na qual acredita.
Maria Alice começou a trabalhar com moda para ter própria renda, ainda durante o curso de corte e costura no Senac, quando teve a ideia de abrir uma marca para criar peças. Ela relata que a trajetória foi repleta de desafios.
“Por ser uma mulher, negra e de comunidade, acessar alguns espaços foi bem complicado. Mas, depois de um tempo nesse negócio, começamos a ocupar e fortalecer o nosso trabalho e, hoje, temos muito mais visibilidade e estamos conquistando o mercado de forma orgânica”.
A trajetória da empreendedora também se entrelaça com a do Sebrae/PE. “Tive meu primeiro contato com o Sebrae há nove anos, para abrir meu MEI. Depois disso, fiz algumas consultorias e recebi ajuda para formalizar a minha empresa. Pretendo continuar a parceria, sim, pois sempre me possibilitaram fazer ações mais profissionais”, comenta.
Maria Alice também participou do podcast “Pod Dar Negócio” (episódio 36), quando falou sobre afroempreendedorismo. “Foi muito bom. Conversamos sobre a minha vivência, sobre mulheres negras ocupando espaços importantes. Poder dar visibilidade a isso foi uma experiência muito boa. A gente sabe que esse ambiente não é fácil, mas estamos ocupando cada vez mais. Saí de lá muito feliz, porque consegui realmente dialogar de uma forma natural e orgânica sobre temas muito importantes”, comenta a empreendedora.
Hoje, 90% dos clientes de Maria Alice Atelier são da Loja de Moda Autoral de Pernambuco (MAPE), enquanto a outra parcela são clientes fidelizados há anos pela marca. Os clientes são atraídos pelo diferencial do atelier, que estão na manualidade e nos acabamentos limpos e bem feitos, sempre com atenção para a valorização do Nordeste. O próximo passo da empresa é buscar formas de aumentar o capital da marca e expandir para outros estados do Brasil, e até fora dele.