Fale conosco 9 Acessibilidade 0
Logotipo do Sebrae. O nome “Sebrae” em letras maiúsculas de cor azul, acompanhado de duas barras horizontais azul na parte superior e duas na parte inferior. Acesse o Portal Sebrae
Você está na ASN
ASN PE
Compartilhe
ASN PE
Compartilhe

Esta é a primeira reportagem da série especial Rota Aventuras e Natureza do Agreste, da Agência Sebrae de Notícias. Desenvolvida pelo Sebrae/PE em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), a iniciativa une três municípios da região em um roteiro que fomenta o desenvolvimento territorial. Ao longo desta semana, a ASN vai apresentar os bastidores do projeto, a validação do mercado e as experiências que fazem da rota um novo eixo estratégico para o turismo pernambucano.

Imagine um roteiro que começa nas paisagens deslumbrantes do Parque Nacional do Catimbau — uma das Sete Maravilhas de Pernambuco e recém-eleito Top 9 no ranking de ecoturismo da Planeta EXO. A viagem segue pelas trilhas e esportes radicais de São Benedito do Sul e termina em Bonito, onde estão algumas das mais belas cachoeiras do estado. Essa experiência única compõe a nova Rota Aventuras e Natureza do Agreste, projeto que está sendo desenvolvido pelo Sebrae/PE e pela Adepe e que já conquista o trade turístico. A estratégia, agora, entra na fase de promoção comercial.

O principal objetivo do projeto é fortalecer o turismo na região, impulsionando a profissionalização e a geração de emprego e renda. Ele começou a ser modelado em abril de 2025 e tem previsão de conclusão até junho deste ano. A conexão entre as cidades, além de ampliar o tempo de permanência do turista na região, fortalece uma rede de cooperação sustentável, o que representa a garantia da preservação ambiental e o protagonismo das comunidades locais. Na prática, para o Agreste pernambucano, a Rota Aventuras e Natureza do Agreste significa a consolidação de um novo eixo de desenvolvimento regional.

Após um ciclo de qualificações e consultorias de segurança de profissionais de turismo dos três municípios que integram a iniciativa, cuja última edição se deu no final de 2025, o roteiro foi validado em uma visita técnica com agentes de viagens e imprensa de todo o Nordeste, já se tornando um produto pronto para a comercialização nacional.

A iniciativa integra o projeto Rotas do Agreste – Transformando riquezas em desenvolvimento regional, que inclui ainda a Rota Mãos do Agreste, dedicada ao artesanato dos municípios de Caruaru, Garanhuns e Buíque. Com investimento total superior a R$ 260 mil, o projeto foca na profissionalização do trade e na geração de renda, e a expectativa é que beneficie diretamente 56 pessoas, entre artesãos e empreendedores do turismo dos cinco municípios envolvidos.

ASN Pernambuco - Agência Sebrae de Notícias
Novo roteiro turístico do Agreste inclui cachoeiras entre seus atrativos

FOCO NO MERCADO NACIONAL

Laudemiro Júnior, especialista em Turismo do Sebrae/PE e responsável pelo projeto no Agreste Central e Setentrional, explica que o projeto investe na governança entre os três municípios, com a participação do conselho municipal de turismo de cada cidade.

Esse roteiro integrado de ecoturismo e turismo de aventura no Agreste deve ser oferecido comercialmente para todo o Brasil. O objetivo não é ficar só em Pernambuco ou no Nordeste. Essa é a primeira escala de crescimento, mas a ideia é chegar a todo o Brasil.

Laudemiro Júnior, especialista em Turismo do Sebrae/PE.

Responsável pelo projeto no Agreste Meridional, Gerlane Melo, especialista do Sebrae/PE em Turismo e Economia Criativa, diz que para atingir as metas foram realizadas diversas ações, como capacitação de guias e instrutores de rapel; consultorias de segurança para ISO e turismo de aventura; atendimento; e marketing digital, além de visitas a locais que são referência nesse tipo de turismo. Segundo ela, a integração das rotas de ecoturismo deverá criar ainda uma rede de cooperação entre os três municípios, favorecendo parcerias comerciais e o fortalecimento da economia local. Essa conexão entre as cidades contribuirá ainda para a preservação ambiental das áreas exploradas, uma vez que o ecoturismo sustentável é um dos pilares da iniciativa.

Com o roteiro estruturado, validado pelo mercado e pronto para avançar na comercialização, a Rota Aventuras e Natureza do Agreste inicia uma nova etapa. Nas próximas reportagens da série especial, a Agência Sebrae de Notícias vai aprofundar os bastidores da iniciativa, apresentar os atrativos de cada município e mostrar como as experiências de aventura e natureza estão sendo organizadas para transformar o turismo regional em um vetor sustentável de desenvolvimento.

ASN Pernambuco - Agência Sebrae de Notícias
  • R$ 260 mil Investimento no Projeto Rotas do Agreste
  • 56 pessoas beneficiadas diretamente
  • 5 municípios integrados nos roteiros
Compartilhe
Ficou com alguma dúvida? Acesse nossos canais de atendimento.
Se você é um profissional da imprensa, entre em contato pelo [email protected]
ou fale com a ASN em cada UF

Notícias relacionadas