Esta é a primeira reportagem da série especial Rota Aventuras e Natureza do Agreste, da Agência Sebrae de Notícias. Desenvolvida pelo Sebrae/PE em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), a iniciativa une três municípios da região em um roteiro que fomenta o desenvolvimento territorial. Ao longo desta semana, a ASN vai apresentar os bastidores do projeto, a validação do mercado e as experiências que fazem da rota um novo eixo estratégico para o turismo pernambucano.
Imagine um roteiro que começa nas paisagens deslumbrantes do Parque Nacional do Catimbau — uma das Sete Maravilhas de Pernambuco e recém-eleito Top 9 no ranking de ecoturismo da Planeta EXO. A viagem segue pelas trilhas e esportes radicais de São Benedito do Sul e termina em Bonito, onde estão algumas das mais belas cachoeiras do estado. Essa experiência única compõe a nova Rota Aventuras e Natureza do Agreste, projeto que está sendo desenvolvido pelo Sebrae/PE e pela Adepe e que já conquista o trade turístico. A estratégia, agora, entra na fase de promoção comercial.
O principal objetivo do projeto é fortalecer o turismo na região, impulsionando a profissionalização e a geração de emprego e renda. Ele começou a ser modelado em abril de 2025 e tem previsão de conclusão até junho deste ano. A conexão entre as cidades, além de ampliar o tempo de permanência do turista na região, fortalece uma rede de cooperação sustentável, o que representa a garantia da preservação ambiental e o protagonismo das comunidades locais. Na prática, para o Agreste pernambucano, a Rota Aventuras e Natureza do Agreste significa a consolidação de um novo eixo de desenvolvimento regional.
Após um ciclo de qualificações e consultorias de segurança de profissionais de turismo dos três municípios que integram a iniciativa, cuja última edição se deu no final de 2025, o roteiro foi validado em uma visita técnica com agentes de viagens e imprensa de todo o Nordeste, já se tornando um produto pronto para a comercialização nacional.
A iniciativa integra o projeto Rotas do Agreste – Transformando riquezas em desenvolvimento regional, que inclui ainda a Rota Mãos do Agreste, dedicada ao artesanato dos municípios de Caruaru, Garanhuns e Buíque. Com investimento total superior a R$ 260 mil, o projeto foca na profissionalização do trade e na geração de renda, e a expectativa é que beneficie diretamente 56 pessoas, entre artesãos e empreendedores do turismo dos cinco municípios envolvidos.

