Estudantes de todo o país têm até a próxima segunda-feira, 18 de agosto, às 23h59 (horário de Brasília) para se inscrever na maior competição brasileira de empreendedorismo de tecnologia na escola, a 3ª edição do Desafio Liga Jovem (DLJ). Promovida pelo Sebrae, a competição é aberta a alunos do 8º ano do Ensino Fundamental ao último ano da Educação Superior. Não é necessário qualquer tipo de conhecimento prévio: basta formar uma equipe de 2 a 5 alunos, solicitar a orientação de um professor e inserir as informações no site do DLJ.
Os participantes deverão propor uma solução criativa e de impacto social para um problema da escola ou da comunidade, utilizando a tecnologia como aliada. Pode ser a criação de um site, de uma página de rede social, um aplicativo para celular, jogos, assim como é possível desenvolver tecnologias analógicas, incluindo diferentes formas de produção e metodologias. Os vencedores ganharão uma viagem internacional de até 10 dias. Além de concorrer a essa missão internacional, os estudantes terão a chance de ganhar mais de R$ 600 mil em prêmios ao longo da competição, incluindo vales-compra, notebooks, celulares e uma viagem nacional.
Objetivo central do DLJ3
A 3ª Edição do Desafio Liga Jovem quer empoderar jovens para transformar ideias em soluções, desenvolvendo competências para a vida pessoal, acadêmica e profissional por meio de uma trilha de aprendizado, de vivências inspiradoras e prêmios.
O gestor do Desafio Liga Jovem e analista de educação empreendedora do Sebrae, Paulo Ventura, reforça que a iniciativa é uma oportunidade para valorizar e impulsionar as novas gerações que já estão construindo o futuro.
Projeção
Nesta edição, são esperadas 80 mil inscrições de participantes divididos em três categorias: do 8º ano do Ensino Fundamental ao último ano da Educação Superior. A grande novidade é a participação, na final nacional, de equipes vindas de todos os estados brasileiros, totalizando até 405 alunos e 81 professores: três equipes representadas por estado.
O DLJ já impactou mais de 74 mil estudantes, em 630 oficinas e palestras. Alcançou 43% de municípios brasileiros e apresentou mais de 3.800 projetos de inovação social desenvolvidos por mais de 60 mil jovens e educadores.
Etapas da 3ª edição
- Inscrições – até 18 de agosto.
- Envio do vídeo-pitch de até 5 minutos, apresentando o projeto – 27 de agosto.
- Etapa Estadual – apresentação online para uma banca de jurados – setembro e outubro.
- Etapa Nacional – apresentação presencial em uma viagem nacional – novembro e dezembro.
- Missão Internacional – 2026.
Premiação
- Etapas Estaduais: as equipes classificadas para a etapa nacional ganharão vales de 500 reais por pessoa e a viagem para a etapa nacional. São contemplados com os prêmios todos os estudantes e os respectivos professores orientadores.
- Etapa Nacional Presencial: os três representantes de cada estado irão participar de uma imersão em uma capital de inovação, com tudo pago.
Vencedores da Grande Final
- 1º lugar (de cada categoria): ganha uma viagem internacional, com tudo pago. Trata-se de uma experiência de até 10 dias, em 2026, que envolve imersão em espaços de inovação, passeios turísticos e culturais, conferências e exposições, além de oportunidades de negócios.
- 2º lugar (de cada categoria): alunos e professores orientadores de cada categoria ganham notebooks.
- 3º lugar (de cada categoria): alunos e professores orientadores de cada categoria ganham smartphones.
- Honra ao mérito: alunos e professores orientadores de cada categoria ganham smartphones e o certificado de honra ao mérito.