A sede do Sebrae Pernambuco, no Recife, ficou lotada no último dia 14/09 para receber os participantes da primeira edição do Aqua Conexão, evento de inovação realizado pelo Sebrae, em parceria com a Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe), voltado para piscicultores da Região Metropolitana do Recife. Estiveram presentes produtores de tilápia e camarão, além de representantes de grandes empresas de pescado e startups. Durante um dia inteiro foram realizadas palestras, apresentações e oficinas com objetivo de fortalecer essa importante cadeia que está em expansão no estado.
A palestra de Fernanda Queiroz e Silva, técnica em Aquicultura na prefeitura municipal de Joinville, Santa Catarina, abriu a programação do Aqua Conexão. A especialista trouxe algumas experiências exitosas aplicadas na região, que resultaram em ganhos financeiros para produtores de tilápia. “Santa Catarina é referência na piscicultura, mas Pernambuco tem um ponto a favor, que é o clima propício para essa cultura. Para ter sucesso na atividade é preciso saber quem é o seu público, para quem você vai vender, a logística necessária, os custos e, não menos importante, o associativismo e o cooperativismo. Afinal, em cardume, a gente é muito mais forte”, destacou.
No quesito inovação, cinco startups apresentaram seus trabalhos desenvolvidos com base nas demandas dos criadores de peixes e camarões do Grande Recife. Uma delas foi a da Nano Insights, que propõe uma solução mais barata e eficiente para a reversão sexual de tilápias, com objetivo de aumentar a oferta do produto. “O Brasil é o quarto maior produtor de tilápias. Nossa proposta é utilizar a nanotecnologia para, através da injeção de hormônio, durante os 30 primeiros dias de vida do animal, fazer essa reversão. Hoje só existe um produto do tipo do mercado, por isso queremos dar essa alternativa aos empresários”, explicou Amanda Magnobosco, CEO da startup.
No Aqua Conexão, os participantes também tiveram a chance de agarrar oportunidades por meio do networking. Três grandes empresas do ramo de Pescados participaram do evento, mostrando os caminhos para que pequenos produtores possam fornecer para elas. O momento integrou a estratégia do Sebrae de encadeamento produtivo, focado em criar pontes entre pequenos e grandes negócios.
“Um evento como esse serve para fazer conexões, como o próprio nome sugere. Durante muito tempo não existia esse nível de discussão. Para que possamos ajudar é preciso entender as dores desse segmento. Se a gente traz essa questão da resolução dos gargalos, trazendo startups e empresas que já estão resolvendo desafios para o setor, conseguimos escalar”, ressalta Leonardo Carolino, gerente do Sebrae para a Região Metropolitana do Recife.