Com mais de 10 mil artesãos em todo o estado de Pernambuco, uma atividade artesanal muito representativa é o barro, e o município de Tracunhaém, na Zona da Mata, é conhecido por sua tradição na cerâmica, que tem origem indígena. A Associação dos Artesãos de Tracunhaém (Associatra), fundada em 12 de dezembro de 1981, é a expressão desse trabalho e continua funcionando e dando apoio a artesãos locais. A nova diretora da Associação, Regilene Tibúrcio, assumiu a presidência da Associatra, no dia 12 de fevereiro deste ano, e hoje é a responsável pelos novos projetos e auxílio aos associados.
‘’A Associação dos Artesãos de Tracunhaém desenvolve um trabalho de políticas públicas social, voltada para o beneficiamento dos artesãos, no que se refere a buscar soluções e ferramentas para solucionar os seus problemas cotidianos, como por exemplo: aquisição de matéria prima, como o barro e a lenha, que está em escassez; repassar informações provenientes dos órgãos públicos competentes”, descreveu.
Regilene também destacou as parcerias com grandes empresas, Sebrae, Senac, Governo do Estado, PAB, Bancos, Prefeitura e outros, como importante para a Associação. “Em buscas de possíveis ajudas através de cursos, capacitações, financiamentos, ajuda de custo para reformas de ateliês e construção de fornos’’, explicou.
As reuniões da Associação estão sendo feitas on-line durante a pandemia da Covid-19. Regilene Tibúrcio disse ainda que a Associação tem parceria com o município de Tracunhaém, e apoio do Sebrae em Pernambuco, que juntos estão desenvolvendo um projeto de iconografia, selo de identidade das peças e capacitação para artesãos do município.
-
Serviço:
Associação de Artesãos de Tracunhaém (Associatra):
@artesaosdetracunhaem (Instagram)
-
Canais Digitais de atendimento Sebrae:
0800 570 0800
WhatApp Sebrae: (81) 99194-6690
Portal Sebrae: https://www.pe.sebrae.com.br
APP Sebrae: (IOS e Android)