O papel do autoconhecimento e da espiritualidade na construção de líderes mais humanos e eficazes foi pauta de debate no evento “Dinastia: Liderança Transformadora”, realizado pelo Sebrae/PE e pela Clubjob, na noite da última quarta-feira (26), no Teatro Guararapes. Um auditório lotado recebeu os palestrantes Ana Beatriz Barbosa Silva (psiquiatra e escritora), Felipe Theodoro (influenciador digital) e Márcia Sensitiva (médium, astróloga, numeróloga e mestre de reiki). A mediação foi da jornalista e atriz Angélica Zenith.

A programação teve início com apresentação da psiquiatra Ana Beatriz, que abordou o tema “Felicidade e propósito na vida pessoal e profissional”. A especialista destacou que, geralmente, as pessoas não sabem o que é este sentimento e explicou as diferenças entre o que sentimos. “A alegria tem um motivo, o prazer é a satisfação de um desejo. A felicidade acontece quando eu divido o melhor de mim com outras pessoas. A felicidade soma”, explicou.
Para ela, a felicidade acontece quando descobrimos um propósito nas nossas vidas. “Todo mundo tem um propósito a cumprir, você foi feito para algo. Nada é por acaso, tudo tem um objetivo. E cada pessoa tem que descobrir o seu propósito na vida”. Na visão da psiquiatra, as pessoas têm que ter conhecimento e autoconhecimento para serem felizes.
Ainda segundo a psiquiatra, pessoas felizes são mais capazes de desenvolver os seus talentos, tanto nos ambientes sociais como profissionais. “Para empreender é preciso ter coragem, paixão pelo que se faz. “Nesse contexto, um líder tem que dar exemplo, tanto nas pequenas como nas grandes coisas”.

A segunda parte da programação foi um bate-papo sobre “Liderança, empreendedorismo e espiritualidade”, com Márcia Sensitiva e Felipe Theodoro, com a mediação da jornalista Angélica Zenith. Márcia Sensitiva apresentou painéis ligando os signos às escolhas das profissões e ao comportamento de lideranças e pontuou a importância da meditação e do perdão. “Só é próspero aquele que vibra alto, teu padrão vibratório te coloca onde você está”, enfatizou.
Felipe Theodoro contou a sua trajetória de vida e lembrou que aprendeu muito quando trabalhou como gerente em uma loja de varejo de moda. “Foi quando eu comecei a olhar para a minha equipe como uma família e também comecei a cuidar mais das pessoas. Ser gerente é como ser uma mãe que ajuda as pessoas a se desenvolverem”. Ele acrescentou que, além de levantar cedo e trabalhar, é preciso estudar e se atualizar para, por exemplo, conhecer o comportamento de compra dos consumidores e o mercado. “É preciso saber onde se quer chegar, qual o seu objetivo. Coloque o seu objetivo como prioridade”, destacou.