Imagine passear suavemente em um balão sobre as belas paisagens das serras e vales de Gravatá, município conhecido pelo clima ameno e agradável no agreste pernambucano. Esta experiência tem atraído cada vez mais visitantes à cidade, onde o empreendedor Tarcísio Nunes Batista investe no turismo de aventura com a empresa Vertical Balonismo. Além das atividades como voos e rapel em balão fixo, ele também tem um espaço para a prática de escalada, tirolesa, trilhas, paintball e outras atividades que retratam o seu espírito aventureiro, mostrando que também é possível unir negócios com prazer.
Sempre fui um amante dos esportes de aventura. Sou formado há 28 anos como instrutor de alpinismo e sempre busquei novas aventuras, como paraquedismo e mergulho. Hoje também atuo como piloto de balão.
Tarcísio Nunes, empreendedor
O empreendedor conta que tudo começou em 2012, quando entrou para uma equipe que atua com esse tipo de dirigível. “Com o tempo, em 2021, fui convidado para um festival de balonismo no México como chefe de equipe. Lá voavam 200 balões por dia. Fiquei encantado com tamanha beleza e voltei para Gravatá com o objetivo de fazer o curso de piloto e trazer essa prática inovadora para a cidade. Abri a minha empresa em 2022”. Segundo ele, além de ser a sua terra natal, Gravatá foi escolhida para o negócio por oferecer boas condições climáticas e belas paisagens para a prática.
“Como nossa empresa atua também em outras áreas de esportes de aventuras, ficou mais fácil agregar o balonismo, mas como tudo que é inovador precisa de um tempo para se consolidar, gradativamente estamos chegando em nosso objetivo. Hoje fazemos, em média, dois voos por semana. Nossos passeios acontecem durante todo o ano, e janeiro é o período de maior procura”, detalha. Buscando profissionalizar o negócio, Tarcísio fez curso de atendimento ao cliente no Sebrae/PE, entre outras capacitações oferecidas pela entidade.
A Vertical Balonismo oferece duas opções de atividades com balão: passeio de balão com duração de 40 a 60 minutos pelos vales e serras de Gravatá; e rapel a partir do balão. Neste caso, o rapel é realizado a partir de um dirigível cativo, ancorado por cordas a aproximadamente 30 metros de altura.
Para receber os visitantes, o empreendedor conta com o Espaço Casa da Árvore, localizado no Sítio Serra da Égua, um local para eventos com trilha pedagógica, escalada, paintball, tirolesa, casa da árvore e equipamentos para diversão das crianças. As atividades de balonismo são realizadas neste lugar e no Solar das Baraúnas, outro ponto de apoio da empresa. “Acho que é possível unir empreendedorismo com prazer, acredito que quando se faz um negócio com aquilo que você gosta tudo fica mais fácil”, conclui Tarcísio Nunes.