ASN PE Atualização
Compartilhe

Fundação Bunge e Sebrae realizam rodada de negócios com empreendedores de Suape

Iniciativa visa aproximar micro e pequenas empresas da região interessadas em fornecer para a gigante do setor alimentício
Por Samuel Santos
ASN PE Atualização
Compartilhe

Donos de pequenos negócios localizados nas cidades de Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho e Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, que atendem o complexo industrial e portuário de Suape, participaram da rodada de negócios do projeto “Economia da Gente”, uma parceria do Sebrae com a Fundação Bunge. Essa foi a sétima rodada do projeto, de um total de oito previstas para o primeiro semestre deste ano. Equipes da Bunge estiveram na região ouvindo os representantes dos empreendimentos participantes. A ideia da empresa é ampliar o processo de compra de produtos e serviços, priorizando fornecedores locais, a fim de desenvolver a economia dos municípios em que ela está presente.

“É um projeto que conjuga diálogo e transparência para os empreendedores que queiram se conectar conosco e compromisso com o desenvolvimento dos territórios onde a Bunge atua. As rodadas de negócios são a materialização desse propósito, gerando, de fato, oportunidade para esses empreendedores. Nossa expectativa é promover muitas conexões, ampliando a agenda ESG, gerando cada vez mais impactos positivos nos territórios de atuação e fortalecendo sempre redes e parcerias contundentes para o desenvolvimento local, como tem sido com o Sebrae”, destaca Jorge Alberto Fernandes, Coordenador de Projetos Sociais da Fundação Bunge.

Em Pernambuco, o trabalho de aproximação envolveu potenciais fornecedores nas áreas de materiais de manutenção, manutenção civil, serviços de caldeiraria, usinagem, automação, vulcanização, dedetização e controle de pragas, manutenção de extintores e materiais de limpeza e higienização. “Cada território possui peculiaridades. O trabalho de prospecção de empresas instaladas no entorno de Suape foi feito pelo Sebrae. Foram realizadas algumas etapas de consulta sobre as demandas mais evidentes da Bunge e os empreendedores participantes da rodada eram todos dessas áreas. A atividade foi um sucesso, com muitas perspectivas de fechamento de negócios nesse eixo”, comenta Jorge Fernandes.

Em 2022, o “Economia da Gente” passou de quatro para nove territórios. Além de Pernambuco, o projeto é realizado nos estados da Bahia, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. A iniciativa é desenvolvida em etapas, compostas por levantamento das demandas locais, oficinas de compras, prospecção e rodada de negócios. O próximo passo será a formação dos 10 negócios selecionados durante a rodada. A capacitação será realizada pelo Sebrae e é voltada tanto para melhorar alguma área pontual de fornecedores atuais da Bunge, quanto para desenvolver novos fornecedores.

  • #RodadadeNegócios #Bunge #EconomiadaGente #Suape