ASN PE
Compartilhe

Conexão Delas traz Nath Finanças para palestra gratuita no Recife, nesta terça (18)

Evento promovido pelo Sebrae pretende celebrar o Dia do Empreendedorismo Feminino e fortalecer a participação das mulheres na liderança de negócios
Por Larissa Correia
ASN PE
Compartilhe

Pernambuco tem 413,8 mil mulheres à frente de negócios, o equivalente a quase 35% do total de empreendedores do estado. O percentual é ligeiramente superior à média nacional – no Brasil, existem 10,3 milhões de empreendedoras, o correspondente a 34,1% do total. Os números, referentes ao 4º trimestre de 2024, são de estudo do Sebrae sobre o recorte de gênero, explorando dados da PNAD Contínua. Para fortalecer esse público, o Sebrae/PE promove, nesta terça-feira (18), o Conexão Delas, antecipando as comemorações do Dia do Empreendedorismo Feminino, celebrado em 19 de novembro. A iniciativa, gratuita, ocupa a sede da instituição, no Recife, das 9h às 17h, com destaque para palestra magna com a economista e empresária Nath Finanças.

A programação reúne desde a oferta de orientações empresariais e contábeis, painéis e mentorias até a apresentação de casos de sucesso, rodas de conversa literárias, abordagens de movimentos de incentivo e empoderamento feminino nos negócios e palestras com foco em liderança. O público ainda terá acesso à Expo Conexão Delas, reunindo produtos e serviços de empreendedoras locais, instituições financeiras e as principais redes de fomento e fortalecimento dos negócios femininos. O evento também abrirá espaço para discutir e estimular a inclusão de mães atípicas no ecossistema empreendedor como forma de geração de renda, além de promover um bazar solidário em prol da Associação de Mães Atípicas (AMA).

“O Conexão Delas foi estruturado para inspirar, capacitar e conectar mulheres que transformam seus sonhos em negócios sustentáveis, promovendo autonomia, oportunidades e visibilidade. É também uma ação de impacto para construir pontes e fortalecer laços com redes, entidades e municípios que empoderam e movimentam a economia com sensibilidade, propósito, liderança e, principalmente, compromisso com a independência econômica das mulheres”, afirma Andréa Viana, gestora do Sebrae Delas na RMR. O programa nacional incentiva, apoia, valoriza e fortalece a cultura empreendedora entre as mulheres do país.

Segundo Andréa Viana, o evento também tem a proposta de marcar a passagem da data dedicada às mulheres que estão à frente dos negócios no país.

Esse é um grande encontro em celebração ao Dia do Empreendedorismo Feminino, visando o aprendizado e o fortalecimento da comunidade de mulheres empreendedoras que implementamos por meio do Sebrae Delas na Região Metropolitana do Recife

Andréa Viana, gestora do Sebrae Delas na RMR.

O acesso ao Conexão delas é gratuito e aberto a todos os públicos. Para participar, é necessário fazer inscrição na Loja Virtual do Sebrae/PE.

São parceiros do Sebrae/PE no Conexão Delas: Grupo Mulheres do Brasil, Rede Mulher Empreendedora, Conselho Regional de Contabilidade de Pernambuco, Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Pernambuco, Tribunal de Justiça de Pernambuco, Associação de Mães Atípicas (AMA São Lourenço), Decola Empreendedora, Mulheres de Negócios do Cabo de Santo Agostinho, Instituto Faneco, Tech Woman, Morenart Moreno, Cacea Araçoiaba, Associação de Mães Atípicas de Dois Unidos (Recife), Instituto Arco Social, Banco do Nordeste, Agência de Empreendedorismo de Pernambuco, Sicred, Laticínio Isis, Movimento Xô Migalhas, Colégio Geração Pontual Cristã e Kabanas Pijama Party.

Empreendedorismo feminino em Pernambuco

O levantamento do Data Sebrae com base na PNAD Contínua aponta ainda que, em território pernambucano, aproximadamente 370 mil empreendedoras (89,73%) trabalham por conta própria, 250 mil são chefes de domicílio, 90 mil (21,95%) contam com empresas formalizadas e 190 mil possuem ensino médio completo ou incompleto. Em relação à raça/cor, cerca de 280 mil (67,63%) são negras e 131,5 mil (31,79%), brancas.

Por faixa etária, o maior grupo é o de 35 a 44 anos de idade, com 120 mil mulheres à frente de negócios. O menor é formado por 26 mil empreendedoras com 65 anos ou mais. A maioria delas (33,24%) trabalha entre 14 e 40 horas por semana; 22,85% têm carga semanal de 40 a 45 horas; 7,59% dedicam de 45 a 49 horas; e 17,4% ultrapassam 49 horas semanais de trabalho na empresa. A participação feminina é maior na área de Serviços (53,55% – 221,6 mil), seguida por Comércio (16,30% – 124 mil) e Indústria (12,22% – 50,5 mil).

Macro

No Brasil, o empreendedorismo feminino atingiu recorde na série histórica, com incremento aproximado de 33% nos últimos 10 anos. A quantidade passou de 7,5 milhões de mulheres à frente dos negócios no primeiro trimestre de 2012 para 10,3 milhões no fim de 2024. Mesmo com a crescente relevância da força empreendedora feminina para a economia nacional, as mulheres ainda correspondem a apenas 1/3 do universo dos donos de negócios no país, mesmo representando quase 52% da população economicamente ativa.