ASN PE
Compartilhe

Consórcio Intermunicipal do Araripe conquista reconhecimento nacional e abre novos mercados para produtores da região

Com apoio do Sebrae, CISAPE entra no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal. Produtos animais certificados poderão ser comercializados em todo o Brasil
Por Samuel Santos
ASN PE
Compartilhe

Criadores e pecuaristas de municípios do Sertão do Araripe voltados à produção de insumos de origem animal poderão expandir seus negócios e conquistar novos mercados em breve. O Consórcio Intermunicipal do Araripe Pernambucano (CISAPE), que reúne produtores rurais de 14 municípios dos sertões do Araripe, Central e São Francisco, foi reconhecido pelo Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI-POA). Com a portaria publicada no último dia 24 de setembro, no Diário Oficial da União, o consórcio pernambucano, por meio da atuação do Sebrae Pernambuco, passa a ter autorização para realizar inspeções que permitem aos produtores comercializar em qualquer lugar do Brasil.

A medida beneficia especialmente criadores de caprinos, ovinos, bovinos e abelhas da região, que produzem carne, leite, ovos, queijos, mel e outros derivados. O reconhecimento nacional abre portas para novos mercados, permitindo que esses insumos sensíveis cheguem a diferentes regiões do país com segurança e garantia de qualidade sanitária.

Essa conquista vem para solucionar um gargalo antigo dos produtores do Araripe, que sempre nos procuraram sobre essa questão da comercialização. Primeiro atuamos fortemente na sensibilização sobre adequação de normas técnicas e sanitárias, eficiência operacional e produtiva, além de articular junto aos municípios a adesão ao consórcio, dialogando com câmaras de vereadores e prefeituras.

Danilo Silva, gerente do Sebrae no Sertão do Araripe.

Para a comercialização de produtos de origem animal ou vegetal é necessária autorização do município de origem. Entretanto, a maioria das cidades não possui estrutura suficiente para montar equipes de inspeção. Em 2016, o Sebrae/PE provocou o CISAPE – já consolidado em ações conjuntas como coleta de lixo e compra de medicamentos – a criar um serviço de inspeção intermunicipal. A instituição ofertou consultorias para elaboração de regimento, estruturação do serviço e adequação às leis dos municípios associados.

A partir dessa iniciativa, os integrantes do consórcio passaram a comercializar entre si, alcançando cerca de 500 mil consumidores na região e fortalecendo a economia local. Agora, com o aval do Ministério da Agricultura e Pecuária, os horizontes se ampliam, sobretudo para estados vizinhos como Bahia, Ceará e Piauí – grandes consumidores dos produtos do Araripe – e até para mercados do Sudeste, como São Paulo.

“Aquele produtor que já tinha o selo regional podia vender dentro do próprio município e também nos demais que compõem o consórcio. Isso já ampliava seu mercado e dividia custos entre os municípios. Agora, com o selo SISBI, o produto com a chancela do CISAPE poderá circular em todo o território nacional. Foi uma grande conquista, considerando o altíssimo nível de exigência para produtos perecíveis como queijo e mel. O CISAPE é o primeiro consórcio a obter esse reconhecimento no Brasil”, destaca Priscila Lapa, gerente de Políticas Públicas do Sebrae/PE.