Aos 15 anos, Maria Alice Rodrigues, que mora em Araripina, a 682 km do Recife, buscava uma fonte de renda. O trabalho de manicure em um salão local se tornou a alternativa, que garantiu dinheiro no bolso da jovem por três anos. A experiência passageira lhe trouxe a renda que tanto precisava, mas plantou no seu coração um desejo de trabalhar na área da beleza. Ela casou-se, mudou-se para Picos, cidade do Piauí, e, ao retornar à Araripina, passou a atender clientes em domicílio, realizando serviços de cabelo e maquiagem. Passados 36 anos de trabalho, o gosto por transformar visuais se tornou mais do que um bom negócio. Hoje, Alice emprega oito pessoas, oferece serviços exclusivos na área de cabelo, estética e maquiagem, e migrou de microempreendedora individual para microempresa.
De volta ao sertão pernambucano, ao retomar a sua trajetória empreendedora, Alice atribui o avanço do seu pequeno negócio a duas estratégias: o cuidado com o atendimento e o aperfeiçoamento da gestão.
“Ter prazer em ver as clientes transformadas, ter cuidado com cada uma das clientes, manter o cuidado com a limpeza e higiene do salão, tudo isso é o segredo”
Maria Alice Rodrigues, cabeleireira
Essa atenção especial e o envolvimento com a alegria da cliente foram diferenciais que marcaram um dos momentos mais emblemáticos da carreira de Alice. “Uma vez eu arrumei uma noiva para o casamento. Quando ela se viu pronta, me olhou com gratidão e emoção e isso marcou a minha vida”, recorda.
À medida em que ganhava mais experiência com o serviço e via o seu trabalho ser ampliado, Alice conta que sentiu necessidade de adquirir conhecimento técnico sobre empreendedorismo. Neste momento da sua trajetória, o seu caminho cruzou com o do Sebrae, e ela realizou uma série de cursos. “Eu fiz uma capacitação sobre atendimento ao cliente e participei do programa ALI Produtividade”, pontua. Ela também buscou qualificação em áreas técnicas, tais como corte, aplicação de mechas, terapia capilar, limpeza de pele e tratamento de melasma.
Tanto talento não cabia mais no atendimento domiciliar. Foi então que Alice adquiriu um espaço físico e, hoje, possui uma equipe com oito pessoas. Além de corte, escova e tratamentos químicos, ela oferece serviços de manicure, maquiagem e atendimento estético – ou seja, possui infraestrutura para transformar as clientes da cabeça aos pés.
Alice não mantém o apreço apenas pela mudança nas clientes. Ela também cultiva a mudança constante no seu empreendimento. Por isso, reformou o salão com a ajuda de uma arquiteta e, em parceria com o Sebrae/PE, modernizou a logomarca. Agora, parte para a implementação de um atendimento digital. A ideia é utilizar ferramentas como Whatsapp Business, Instagram e softwares para divulgação dos serviços, oferecendo, inclusive, atendimentos exclusivos aos clientes, com cortes, tintura e outros tratamentos feitos sob medida.
A microempresária afirma que todos os seus esforços estão centrados no objetivo de atender bem ao cliente, “como eu gostaria de ser atendida”, crava. Para alcançar o seu objetivo a sertaneja não tira o cuidado com seu público e a gestão do seu campo de visão.