Patrícia Magalhães e Thiago Santana, de 36 e 38 anos, respectivamente, são donos da Avant Turismo PE, no Recife, e da Avant Brejo, em Brejo da Madre de Deus, no Agreste pernambucano. Enquanto Patrícia é diretora comercial, Thiago cuida do financeiro do negócio e, juntos, criaram uma agência de viagens especializada em turismo criativo. Com quase quatro anos de empresa, o casal já atendeu mais de 500 clientes e ganhou prêmios, como de Melhor Agência de Turismo de PE e de Melhor Roteiro de Turismo Criativo com o destino a Brejo da Madre de Deus, no Prêmio Pernambuco de Turismo, em 2022.
A Avant Turismo PE trabalha com destinos poucos conhecidos dentro do estado, e a Avant Brejo é um receptivo em Brejo da Madre de Deus, cidade onde acontece, todos os anos, o espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. Enquanto Patrícia é formada em turismo, Thiago é formado em gestão de projetos, e ambos atuam em parceria para fazer as empresas funcionarem. Segundo Patrícia, o trabalho em casal rendeu boas surpresas. “Em 2008, eu comecei organizando passeios com amigos da faculdade para eventos como São João de Caruaru, Tamandaré Fest, Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) e Vaquejadas em cidades do interior. Inclusive, foi no nosso maior passeio para o FIG, em 2009, que Thiago me pediu em casamento. Foi uma surpresa para todo mundo”, compartilha a empresária .
Em 2012, os passeios foram interrompidos devido à grande concorrência e prejuízos sofridos. Por isso, a ideia da Avant Turismo ficou guardada e, nesse tempo, Patrícia trabalhou numa empresa de tecnologia e numa agência de viagens. Foi em 2019 que Patrícia pediu demissão da empresa de tecnologia e finalmente abriu a Avant Turismo PE.
“Fomos ao Sebrae e fizemos a Trilha Empreendedora, onde passamos uma semana em treinamento para a construção de um plano de negócios. Também fizemos diversos cursos que nos ajudaram a abrir a mente para novas oportunidades de mercado, além do networking”, comenta Patrícia sobre o envolvimento com o Sebrae. Como a agência foi aberta na época em que as praias estavam contaminadas com óleo, o casal precisou mudar o planejamento e começou a explorar o turismo rural. Foi assim que conheceram o Turismo Criativo e entraram na RECRIA (Rede Nacional de Experiências e Turismo Criativo).
Com a pandemia, o casal passou três meses sem faturar. Mas a situação foi uma oportunidade para estudar, fazer networking e planejar. “No final de julho de 2020, começamos as visitas técnicas e a desbravar várias cidades do Estado. Nossos roteiros eram feitos em carros individuais, cada grupo/família em seu carro. Priorizávamos locais abertos e pouco contato físico”, fala Patrícia.
A partir das visitas, o casal descobriu lugares como a Lagoa do Carro, a Lagoa dos Gatos, Cupira, Sairé, Jatobá e Tacaratu. Bem como novos atrativos em municípios como Brejo da Madre de Deus, Taquaritinga do Norte, Petrolândia, São Benedito do Sul e Bezerros. “Durante nossas visitas técnicas e ao levarmos grupos, sempre priorizamos a cultura local, artesanato, culinária e, principalmente, o envolvimento com a comunidade local, trazendo oficinas de cocriação”, conta a empreendedora.
Além da Avant Turismo PE e da Avante Brejo, o casal também tem uma loja online que comercializa produtos artesanais de parceiros dos roteiros de viagem, a Emporio Avant. Dentre os itens oferecidos, estão doce de leite, café orgânico, cocada gourmet, mel de engenho, rapadura, cachaça e licores. De acordo com Patrícia: “O empório é uma forma de fortalecer a economia do interior de PE, trazendo para a cidade e enviando para outros estados produtos 100% artesanais”.
Patrícia também passou a palestrar em eventos sobre Interiorização do turismo em Pernambuco e Turismo criativo na prática. Ela já palestrou na ABAV, Agrinordeste, no Ministério do Turismo e no Sebrae. Patrícia e Thiago se tornaram consultores de turismo no município de Brejo da Madre de Deus. “Descobrimos novos atrativos e talentos no município. Ministramos o 1º Curso de Condutor de Turismo de Brejo. A expectativa era de uma média de 15 inscritos, acabamos com 31 e tivemos 20 formandos no curso. Alguns já estão atuando e recebendo grupos no município”, comenta Patrícia.
Agora, os próximos passos do casal são promover mais palestras e despertar o turismo em outros municípios, bem como descobrir novos atrativos.