ASN PE
Compartilhe

Donos de pequenos negócios já podem se inscrever em programa de acompanhamento do Sebrae

Brasil Mais Produtivo oferece soluções para que as empresas se tornem mais lucrativas e eficientes. Inscrições seguem até o dia 31 de julho.
Por Samuel Santos
ASN PE
Compartilhe

A inovação é um dos pilares para quem pensa em alavancar o seu negócio. Receber ajuda nesse processo é essencial, por isso o Sebrae conta com o Brasil Mais Produtivo, um programa de acompanhamento personalizado, que leva soluções às empresas para que elas possam aumentar a sua produtividade e gerar mais transformação digital. Esse trabalho é realizado pelos ALI- Agentes Locais de Inovação, que dão orientações segmentadas e essenciais, capazes de causar alto impacto nos negócios de pequeno porte, tornando-os mais equilibrados e sustentáveis.

O Brasil Mais Produtivo é dividido em ciclos, com duração média de seis meses de consultoria, cada. As inscrições para o novo ciclo já estão abertas para empresas de variados segmentos. São 30 mil vagas ofertadas em todo o país, sendo 25 mil para empresas interessadas em aumentar a produtividade por meio de melhorias práticas gerenciais e otimização da linha de produção (ALI Produtividade); e mais 3,2 mil vagas para empresas que querem realizar uma transformação digital no seu negócio, com soluções sob medida, embasadas em um diagnóstico feito pelo Sebrae (ALI Transformação Digital). Em Pernambuco, só nesta etapa, o programa busca auxiliar 1 mil empresas em cada jornada de Produtividade e outras 275 nas de Transformação Digital.

Entre os benefícios para os empresários acompanhados estão a promoção de melhorias rápidas, redução de custos, inovação de processos, aumento no faturamento, um negócio mais digital, impulsionamento da competitividade e consultorias específicas, que levam em consideração a estrutura do negócio. “ É uma consultoria totalmente gratuita, onde agentes do Sebrae auxiliam esses empresários para que eles possam implantar inovação no seu negócio, a fim de torná-lo mais eficiente e lucrativo. Para o empreendedor, só há vantagens, uma vez que ele tem à disposição alguém pronto para ajudá-lo em suas dificuldades e focado em soluções para os problemas cotidianos”, explica Polliana Luna, Gerente de Programas do Sebrae/PE.

Em 2020, em meio a pandemia da Covid 19, os empresários Danilo Barreto e Guadalupe Orlando criaram o Ateliê Platônico, negócio especializado em projetos gráficos, como camisas, canecas e itens de papelaria, como imãs e encadernação. Com dois anos de empresa, em 2022, eles participaram do Brasil Mais, que transformou o negócio em diversos aspectos. “O programa nos ajudou muito, principalmente, a organizar o nosso setor financeiro. Seguindo os passos propostos pela nossa consultora, também criamos um protótipo de atendimento ao cliente e, com isso, conseguimos reduzir o retrabalho e aumentar os lucros”, exalta Danilo.

Em consequência dessas mudanças, a empresa teve um aumento exponencial em sua clientela e passou a ser bem recomendada, com mais de 80% dos clientes sendo por indicações. A Platônico também anuncia no Google e aperfeiçoou o contato com os seus consumidores, realizando consultorias para entender melhor as reais necessidades do seu público-alvo. O projeto mais recente da empresa foi o livro de colorir ‘O País das Fantasias’, que retrata um pouco da história de Pernambuco de forma lúdica. “A Platônico passou a ter uma parte editorial, então a gente agora se divide entre os produtos gráficos, papelaria e também editora”, explica Danilo.

As soluções do Brasil Mais Produtivo são ancoradas em alguns pilares de gestão importantes, como a gestão do desempenho, focado em melhorias que possam ajudar a empresa a alcançar seus objetivos; gestão de operações de vendas, que auxilia na criação de estratégias de vendas mais eficientes; gestão de pessoas, voltado para a qualificação profissional dos colaboradores; gestão financeira, para potencializar ganhos; transformação digital, que prioriza o uso de tecnologias para destacar a empresa no mercado; e gestão de produtos, que mira no aperfeiçoamento de processos internos para reduzir falhas e aumentar a eficiência.

Para receber a ajuda do ALI é preciso ser dono de micro ou pequena empresa dos setores de comércio, serviço ou indústria. O empresário que optar pela frente de Produtividade, vai participar de uma jornada focada em aumento do faturamento e redução de custos. Na frente de Transformação Digital, o objetivo é a implementação de uma ferramenta digital voltada para a otimização de processos da empresa. Nesse modelo, o empresário ainda recebe um apoio no valor de R$2 mil para contratar a ferramenta adequada para o negócio.

O acompanhamento no Brasil Mais Produtivo é 100% gratuito. Durante o período de consultoria serão realizadas reuniões individuais e oficinas coletivas. Para se inscrever é preciso clicar neste link, até o dia 31 de julho, e inserir os dados solicitados. Depois, é só aguardar o contato do Sebrae e agendar o primeiro encontro com o ALI.

  • #BrasilMaisProdutivo #acompanhamento #consultoria #ALI