A grafitagem de espaços estratégicos na comunidade Caranguejo Tabaiares, na Ilha do Retiro, Zona Oeste do Recife, marcou o encerramento da primeira edição do projeto Sebrae Plural Comunidades. As intervenções artísticas foram realizadas na última quarta-feira (04) e assinadas pelo designer Rafa Mattos, criador do movimento #PlanteAmorColhaOBem – um manifesto que convida as pessoas a refletir sobre o amor e a espalhar mensagens positivas. A ação também ocorreu nas outras duas localidades participantes da iniciativa – Rosa Selvagem e Brasília Teimosa, nos dias 2 e 3 deste mês.
Em Caranguejo Tabaiares, munido de latas de spray e muito talento, o artista plástico grafitou o muro frontal e uma parede interna da Biblioteca Comunitária e parte da fachada de um imóvel da localidade. Após uma conversa com participantes do projeto, ele lançou mão de bastante criatividade e inspiração nas palavras ditas pelos empreendedores, além de símbolos como o crustáceo que faz parte do nome da localidade.
A Caranguejo Tabaiares é um local de resistência, de criatividade e conhecimento, por isso escolhemos esse desenho como base.
Rafa Mattos, designer e artista plástico
Estamos transformando sentimentos em resultado e usando a arte para celebrar o momento com um pouco de cor, capturando essa percepção que está nas mulheres e homens empreendedores daqui e desenvolvem seu trabalho, seu sustento, sua vida todos os dias”, definiu Rafa Mattos.
A empolgação e a sensação de euforia fizeram parte do evento. Maria de Fátima Silva foi uma das participantes do projeto na área. “Eu estava com muito medo de empreender, mas o curso abriu a minha mente e o medo passou”, disse a futura empresária da comunidade. Dona do próprio negócio, Clécia Cristina Silva se inscreveu na ação para aprender mais e aperfeiçoar o que já fazia. “Eu já tenho a experiência de trabalhar com doces e cabelos, mas saio daqui diferente de quando comecei. Esse curso foi um divisor de águas e muito importante pra gente”, acrescentou.
Analista do Sebrae/PE à frente da iniciativa, Anna Gordiano destacou que o objetivo do Sebrae Plural Comunidades é transformar as vidas e a realidade nos territórios por meio do empreendedorismo. “Para isso, elaboramos um plano em três etapas, que incluíram o levantamento de informações sobre as localidades, o desenvolvimento de atividades em cima destes dados e, por fim, a mentoria ensinando a colocar em prática o que os participantes aprenderam em sala de aula. Estamos felizes por alcançar o que pretendíamos e ainda deixar as áreas mais bonitas, com ilustrações exclusivas que marcam a finalização do projeto”, detalhou.
Diante dos resultados alcançados na estreia, a especialista antecipou que o Sebrae Plural Comunidades ganha uma segunda edição no próximo ano. “As datas ainda não estão definidas, mas é certo que teremos uma próxima ação do projeto e que trabalharemos com o dobro de comunidades”, anunciou. As localidades a serem contempladas também deverão estar em Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) no Recife, como aconteceu na primeira mobilização.
DINÂMICA
A conclusão do Sebrae Plural Comunidades aconteceu após dois meses de mentorias individualizadas, pesquisas, dinâmicas, capacitações e oficinas sobre temas como modelo de negócios, finanças, marketing digital e gestão empreendedora. A jornada formativa teve como base conteúdos para uma boa gestão dos pequenos negócios, considerando ainda necessidades específicas de cada localidade.
O objetivo da primeira edição da iniciativa foi proporcionar empoderamento, conhecimento e ferramentas para que empreendedores de regiões de maior vulnerabilidade social possam ter mais chances de sucesso e de permanecer no mercado. Na estreia, foram contemplados moradores de Brasília Teimosa e entorno e das comunidades Rosa Selvagem, na Várzea, e Caranguejo Tabaiares, na Ilha do Retiro. A ação beneficiou cerca de 90 empreendedores dessas áreas.