ASN PE
Compartilhe

Em Petrolina, Sebrae e IF-Sertão irão capacitar professores em inovação e empreendedorismo

Programa “Professores ON” oferece trilha de conhecimento para transformar projetos acadêmicos em soluções de mercado. Inscrições seguem até 21 de outubro
Por Samuel Santos
ASN PE
Compartilhe

Professores dos níveis médio, técnico e superior de Petrolina, no Sertão do São Francisco, terão a oportunidade de se capacitar em ferramentas inovadoras para modelagem de negócios com o programa “Professores ON”. A iniciativa, promovida pelo Sebrae Pernambuco e Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF-Sertão), com apoio da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), está com inscrições gratuitas abertas até o dia 21 de outubro e visa transformar projetos acadêmicos em potenciais produtos e serviços para o mercado. As vagas são limitadas e os interessados podem se inscrever através do formulário de inscrição.

O programa contará com sete encontros presenciais em formato de workshop, que ocorrerão de outubro a dezembro deste ano. Durante esse período, os professores serão organizados em grupos de três a cinco pessoas e desafiados a desenvolver projetos que resolvam problemas reais, direcionados a públicos ou nichos de mercado específicos.

Queremos transformar professores em empreendedores, aproveitando o conhecimento gerado em sala de aula e nas pesquisas para criar soluções inovadoras.

Katia Souza, analista do Sebrae/PE

Os participantes receberão orientações sobre análise de mercado, desenvolvimento de estratégias de crescimento, elaboração de modelos de negócios, prototipagem e captação de recursos por meio de editais e programas de financiamento voltados para startups.

Podem participar do programa docentes de instituições públicas e privadas de Petrolina que já possuam um projeto de pesquisa em andamento. A proposta do “Professores ON” é incentivar estes profissionais a conectarem suas pesquisas às demandas do mercado, ajudando-os a amadurecer ideias e transformá-las em produtos ou serviços inovadores. “O programa é mais um passo para aproximar o ambiente universitário das demandas reais do mercado, estimulando a criação de novas soluções que impactem positivamente a economia local”, completa Kátia.