ASN PE Atualização
Compartilhe

Empreendedora Rafa Q Faz conquista resultado inédito para Pernambuco no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024 

Rafaela Mendes, estilista olindense e fundadora da marca de moda autoral, conquistou o 3º lugar nacional na categoria Pequenos Negócios 
Por Larissa Correia
ASN PE Atualização
Compartilhe

Referência como criadora de moda autoral com a marca Rafa q Faz, a estilista olindense Rafaela Mendes deixa mais uma marca importante em sua história de vida e na carreira como empreendedora: ela, que este ano havia se tornado a primeira pernambucana a chegar à finalíssima do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024, conquistou o terceiro lugar na premiação nacional, na categoria Pequenos Negócios. O resultado é o melhor já alcançado por uma representante do estado nos 20 anos de existência da iniciativa.

O anúncio aconteceu no último dia 21 de novembro, no Centro de Convenções de Florianópolis (SC), durante o evento Delas Summit. A entrega dos troféus foi capitaneada por Margarete Coelho, diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional. Mais de mil mulheres concorreram ao prêmio em 2024, sendo 25 finalistas. Dessas, apenas 15 receberam a honraria. Elas disputaram nas categorias MEI, Pequenos Negócios, Produtora rural, Ciência e Tecnologia e Negócios Internacionais – as duas últimas, estreantes na edição deste ano.

É com imensa alegria que celebro o terceiro lugar no Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2024, um marco histórico. Representar meu estado e o Nordeste neste momento tão significativo é motivo de enorme orgulho. Essa conquista não é apenas minha, mas de toda a força criativa e cultural de Pernambuco, que se manifesta em cada roupArte que desenvolvo.

Rafaela Mendes, proprietária da Rafa Q Faz

“Ser reconhecida nacionalmente reforça o potencial transformador da nossa cultura e do empreendedorismo nordestino. Agradeço a todos que acreditaram nesse sonho e compartilho essa vitória com o meu estado, que é berço de arte, resistência e inspiração para o Brasil!”, afirmou Rafa Mendes, em suas redes sociais.

Coordenadora estadual do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios em Pernambuco, Maria Eduarda Rocha acompanhou de perto o anúncio do resultado. “Pela primeira vez Pernambuco tinha uma finalista nessa etapa nacional, e saímos com o terceiro lugar na categoria Pequenos Negócios. É um marco para nós e para a cultura pernambucana. E como Rafaela empreende com moda autoral e cultural, esta é uma vitória muito grande, é muito satisfatório poder fazer parte dessa jornada, é maravilhoso. Foi muito emocionante conhecer essas histórias e reconhecê-las, principalmente”, comentou a analista, que também é gestora estadual do Sebrae Delas, iniciativa dedicada ao fortalecimento e empoderamento das mulheres empreendedoras.

TRABALHO RECONHECIDO

Rafaela Mendes é a estilista proprietária da marca de moda autoral e sustentável Rafa q Faz. Criada em 2012, inicialmente com foco em artesanato e artes plásticas, dois anos depois ela começou a migrar para a área de moda. Em sua maioria, as roupas são elaboradas com estampas inteiras e peças de retalho conseguidas a partir do reaproveitamento do resíduo dos cortes inteiros.

Entre as características do trabalho da criadora estão a escolha por tecidos certificados, 100% algodão, slow fashion e com impressão digital, além das coleções feitas exclusivamente por pernambucanas. “Nossas roupas exalam a alegria de uma Olinda efusiva e são inspiradas nas nossas músicas, folguedos, brincadeiras e tradições. Para a nossa gente, moda é linguagem, é organismo vivo que tem o poder de mudar o mundo”, diz Rafaela Mendes.

Atualmente, as peças Rafa q Faz são comercializadas em cinco lojas colaborativas do Recife, Olinda e Caruaru. Além delas, os itens podem ser comprados pelas redes sociais e na loja online rafaqfaz.com.br.