Histórias de pernambucanos que viram no empreendedorismo uma oportunidade de mudar de vida foram destacadas na final da etapa nacional da 9ª edição do Prêmio Sebrae de Jornalismo (PSJ). Os vencedores foram conhecidos em uma cerimônia realizada nesta quarta-feira (14), em Brasília. Pernambuco concorreu com dois trabalhos desenvolvidos por profissionais de veículos de imprensa.
O jornalista Joab Alves, da TV Asa Branca, de Caruaru, no Agreste, disputou na categoria Jornalista Revelação, com a reportagem “Conheça o Vale do Catimbau em Buíque”, que mostrou como a ascensão do turismo de aventura foi fundamental na vida das pessoas que moram na região, que começaram a enxergar na atividade uma fonte de renda e uma forma de valorizar e preservar as riquezas naturais presentes no sertão pernambucano.
“Eu acho que através da nossa reportagem conseguimos despertar em outras pessoas o espírito empreendedor. Mostramos que o turismo só ganhou força no Vale do Catimbau por causa da vontade e da coragem das pessoas que vivem ali. Um dos entrevistados nos disse que deixou de ser caçador e passou a receber turistas interessados em desbravar aqueles belos cenários do parque nacional. Isso gera renda e muda a realidade daqueles sertanejos”, explica Joab Alves.
Na categoria Texto, concorreu o trabalho desenvolvido pelos jornalistas Jorge Cosme e Marília Parente, do portal LeiaJá, do Recife. Eles são autores da série de reportagens “Linhas que resistem – O protagonismo das mulheres artesãs”, que apresenta histórias de mulheres artesãs que, com o seu ofício, mantém o seu sustento e ainda contribuem para o desenvolvimento econômico das suas cidades.
“ A Marília e eu fomos até o sertão de Pernambuco para conhecer as histórias dessas mulheres ligadas ao artesanato têxtil, que é uma tradição no nosso estado. Queríamos ir além do que já se sabe e entender as histórias das pessoas que sustentam a fama de algumas cidades, conhecidas como capital do bordado, do crochê, da renda renascença. O objetivo do nosso trabalho era dar voz a essas empreendedoras que batalham muito e talvez não tenham o reconhecimento merecido”, destaca Jorge Cosme, que representou a dupla na cerimônia de premiação em Brasília.
O prêmio é uma iniciativa do Sebrae com o objetivo de valorizar os profissionais da comunicação que contribuem para fortalecer o empreendedorismo brasileiro. Os vencedores foram premiados com instrumentos de trabalho, computadores e celulares de última geração. Os trabalhos premiados foram os classificados na etapa regional, nas categorias Texto, Vídeo e Foto.
“Acredito que o prêmio não valoriza apenas o jornalista, mas principalmente o empreendedor. Sempre há boas histórias nos pequenos negócios e estamos aqui para contá-las”, reforça Jorge Comes. Para Joab Alves, mais do que uma premiação, essa foi uma oportunidade de representar o Nordeste. “ Para a gente, que se dedica o ano inteiro, ganhar a etapa estadual e chegar na nacional, e ainda falando sobre as riquezas da nossa região, que é cheia de desafios, mas que reúne bons exemplos de cultura empreendedora, é muito gratificante e dá um gás na nossa caminhada”, destaca o profissional.
PSJ
Ao todo, o Prêmio Sebrae de Jornalismo 2022 recebeu 1.141 inscrições de todo o país. Esta edição selecionou trabalhos ligados ao tema “ A importância dos pequenos negócios para a economia do país”. A cerimônia em Brasília reuniu 35 finalistas de 15 estados.
Foram premiados profissionais nas categorias: Texto, Áudio, Vídeo, Jornalista Revelação, Jornalista Empreendedor, Jornalista Influenciador Digital, o Grande Prêmio e ainda um reconhecimento ao Jornalista Parceiro do Empreendedor.
Os trabalhos e os nomes dos vencedores do PSJ você confere aqui. Para conferir a reportagem de Jorge Cosme e Marília Parente, clique aqui, e para assistir a produção assinada pelo jornalista Joab Barros, clique aqui.
-
-
-
-