Equipe de estudantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ganhou o terceiro lugar da fase nacional do Desafio Liga Jovem na categoria Ensino Superior. Eles desenvolveram a “Maia Tech”: startup que deu origem a uma ferramenta com objetivo de proporcionar uma aprendizagem personalizada e inclusiva para pessoas com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A premiação foi entregue na Conferência Anual de Startups (CASE), que aconteceu de 25 a 30 de novembro, na cidade de São Paulo.
No evento, a equipe teve a oportunidade de ouvir grandes especialistas em desenvolvimento de startups, fazer networking e reforçar o potencial tecnológico do estado de Pernambuco.
Representar o Nordeste subindo no pódio do Desafio Liga Jovem foi bastante significativo para a gente, pois é uma competição que fomenta o empreendedorismo, a inovação, a tecnologia, a criatividade. Visamos usar isso como vitrine para novos desafios e uma possível implementação da solução dentro do mercado.
Aldo Lemos, software developer da Maia Tech
A iniciativa surgiu a partir da percepção dos privilégios que a equipe tinha ao conseguir alcançar o ensino público superior com certa “facilidade”, enquanto seus amigos e familiares com TDAH sentiam dificuldade em lidar com os materiais e aulas disponibilizados para vestibulares, como o ENEM.
“Pensamos em como ressignificar o celular, uma ferramenta que hoje está bastante atrelada à desatenção e maior causador de distrações em crianças jovens de todo o mundo, como uma ferramenta de estudo ativo. Algo bem semelhante a conversar com um colega para fixar conteúdos, mas através de inteligência artificial e feedback do seu andamento”, explica Juliana Talina, product design da startup. Eles contaram com a ajuda do professor Filipe Calegario, do CIn UFPE, como mentor durante o processo de desenvolvimento da startup.
Yuumi Kunii, software developer do projeto reforça a importância da ferramenta para atender as necessidades dos vestibulandos com TDAH: “a plataforma adapta o conteúdo enviado pelo estudante de acordo com suas necessidades, apresentado o mesmo conteúdo de formas diferentes, como chat, quiz e flashcards, o que possibilita uma imersão de fato no conteúdo estudado. Isso não só estimula a concentração, mas também facilita a memorização e a compreensão dos temas, através do estudo ativo”, explica.
Em 2019, Dayane Lima, integrante da equipe, participou do evento “Google Mind The Gap”, realizado pelo Instituto Ideias de Futuro em parceria com a Google. Desde então, ela veio acompanhando as iniciativas da instituição e conheceu o Desafio Liga Jovem, desenvolvido em parceria com o Sebrae. “Um dos integrantes da nossa equipe identificou que a edição atual havia sido aberta para essa categoria. Isso nos permitiu participar e nos motivou ainda mais, especialmente por reconhecermos o potencial prático de ideias desenvolvidas em eventos desse tipo, que contam com o envolvimento do Sebrae”, reforça Dayane.
Durante o Liga Jovem, eles passaram por diversas etapas que ajudaram a desenvolver a startup do zero, passando por fases de imersão, pesquisa e idealização, nas quais tinham feedbacks que os ajudavam a evoluir com o andamento da solução. Essas etapas os ajudaram a ter segurança e firmeza no seu produto, fazendo com que eles chegassem mais confiantes na etapa nacional, em São Paulo.
“Com muito estudo e análise, conseguimos alcançar um equilíbrio entre aplicabilidade e inovação, o que nos motivou ainda mais a continuar desenvolvendo a ideia”, conta Dayane. “O ponto de virada, porém, foi durante a competição, quando recebemos feedbacks positivos de profissionais experientes em startups e negócios. Isso reforçou nosso entusiasmo e nos levou a ficarmos ainda mais empenhados em desenvolver nosso projeto”, complementa a product manager da Maia Tech.
Após a participação e reconhecimento no Desafio Liga Jovem, a equipe está determinada em desenvolver o Minimum Viable Product (Mínimo Produto Viável) da solução para realizar novos testes de usabilidade e aprimorar o produto com base nos feedbacks do público da iniciativa para conseguirem implementar a plataforma no mercado e ajudar diversas pessoas.
SOBRE O DESAFIO LIGA JOVEM
É uma competição gratuita entre equipes de estudantes de todo o Brasil, com o desafio de resolver problemas das suas escolas, universidades e comunidades, usando tecnologia. Na segunda edição do Desafio Liga Jovem, que aconteceu esse ano, Pernambuco foi o Estado que mais inscreveu participantes em todo Brasil, alcançando mais de quatro mil inscritos. Para mais informações, acesse o site: https://www.desafioligajovem.com.br/
CONTATO:
Instagram: @tech.maia