ASN PE
Compartilhe

Estudantes de Carnaíba, no sertão do Pajeú, conquistam etapa estadual do Desafio Liga Jovem 

Na competição, alunos do Ensino Médio Técnico da ETE Paulo Freire criaram um larvicida 100% natural para o combate ao Aedes aegypti
Por Samuel Santos
ASN PE
Compartilhe

Alunos da Escola Técnica Estadual Paulo Freire, em Carnaíba, no Sertão do Pajeú, destacaram-se como campeões da etapa estadual do Desafio Liga Jovem, uma iniciativa do Sebrae que incentiva a educação empreendedora nas instituições de ensino. O projeto promove a criação de soluções inovadoras voltadas para os desafios enfrentados nas comunidades locais. A equipe Larv Control+, composta por cinco estudantes, foi vencedora na categoria educação profissional, posicionando-se entre os 1,2% melhores projetos de todo o Brasil. Com a conquista, o grupo avançou para a etapa regional da disputa, ao lado de outras três equipes pernambucanas.

O reconhecimento veio graças ao desenvolvimento de um larvicida 100% natural, voltado para o combate ao Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, Zika e chikungunya. A fórmula, inovadora e sustentável, reutiliza compostos orgânicos que normalmente seriam descartados de forma inadequada, como a manipueira (resíduo da mandioca) e o óleo de umburana, uma árvore nativa do Nordeste conhecida por suas propriedades medicinais. O produto, ainda em fase de testes, é armazenado em um frasco conta-gotas de 40 ml, com 20 ml de cada componente.

“Quando nos foi apresentado o edital do Desafio, pensamos em solucionar um problema recorrente na comunidade quilombola Sítio Brejo de Dentro, da qual eu participo. Percebemos o descarte inadequado da manipueira nas três casas de farinha da região. Se a substância tóxica gerada após o processo for jogada no lixo de forma incorreta, pode causar danos ao meio ambiente. Por isso, decidimos aproveitar as propriedades do resíduo para compor um larvicida natural”, explica o estudante Willian Rafael, integrante da equipe.

Como prêmio, cada membro da equipe recebeu um voucher de R$500, valor também concedido ao professor orientador do projeto. Embora não tenha avançado para a etapa nacional, a Larv Control+ se destacou como a equipe sertaneja que alcançou a fase mais avançada da competição, reforçando o potencial do empreendedorismo no interior pernambucano. “Participar do Desafio foi uma experiência única. São ensinamentos que vamos levar para a vida. Foi bastante importante para conseguir tirar o nosso projeto do papel e colocá-lo em prática. Tivemos mentorias e feedbacks que vão agregar bastante na nossa carreira profissional e nos ajudar no mercado de trabalho”, destaca o aluno Mateus Lacerda.

O DESAFIO LIGA JOVEM

O Desafio Liga Jovem, promovido pelo Sebrae, é uma competição nacional que envolve estudantes de instituições públicas e privadas, visando capacitá-los como solucionadores de problemas por meio do desenvolvimento de habilidades empreendedoras. Com o público-alvo composto por alunos dos anos finais do ensino fundamental, ensino médio, técnico e superior, a competição possui etapas estadual, regional e nacional. 

Em Pernambuco, 23 equipes foram selecionadas para a etapa estadual. Destas, quatro seguiram para representar o estado na etapa regional, divididas entre as categorias ensino fundamental, médio, técnico e superior. Após a avaliação de uma nova banca de jurados, a equipe Maia Tech, da Universidade Federal de Pernambuco, foi escolhida para representar o estado na fase nacional do Liga Jovem.

“O objetivo do Liga Jovem é estimular a criação de soluções inovadoras para desafios enfrentados na escola ou na comunidade. Podem ser soluções tecnológicas, como sites, aplicativos e redes sociais, ou ferramentas simples, mas que sejam eficazes e tragam o DNA da inovação”, explica Danilo Lopez, analista do Sebrae/PE.