Palestras que contribuíram com informações importantes para o empreendedorismo deram o tom do segundo dia da Feira do Empreendedor, que está sendo realizada pelo Sebrae/PE até este sábado (25), no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. As palestrantes que reuniram maior público foram Nath Finanças e Gisele Paula, que abordaram temas de finanças e atendimento. A programação diversificada conta também com espaços inovadores, como o Minha Casa, Meu Negócio e o Cidades de Oportunidades.
Nathália Rodrigues, 25 anos, conhecida como Nath Finanças, é empresária, escritora, criadora da Edtech Nath Finanças e do Nath Play, especialista em finanças e investidora da Queen Laces, marca de perucas personalizadas. Ela ministrou palestra com o tema: “Finanças reais para empreendedores reais”. Além de detalhar questões financeiras, ela destacou que empreender no Brasil tem um recorte de classe e de raça, afirmando que a maioria dos brasileiros empreende por necessidade. “Nesse contexto, a organização financeira é fundamental para a sobrevivência dos negócios, pois muitas empresas acabam fechando as portas por causa dessa questão”, acrescentou.
A empresária deu dicas de como os empreendedores podem alcançar a organização, através do conhecimento de conceitos básicos de economia e administração. Nath Finanças detalhou ainda temas importantes como precificação dos produtos e como montar um fluxo de caixa.
Todo empreendedor precisa saber diferenciar conceitos como lucro e faturamento, por exemplo, e buscar o ponto de equilíbrio do seu negócio. A parte financeira é a base de todo empreendimento.
Nath Finanças, durante palestra na Feira do Empreendedor
Quem fez outra palestra concorrida foi Gisele Paula, que abordou o tema “Como transformar clientes em fãs da sua marca”. Ela é CEO do Instituto Cliente Feliz, cofundadora do Reclame Aqui e autora do livro Cliente Feliz dá Lucro. “Não faz sentido uma empresa gastar para atrair clientes, com publicidade e outros investimentos, e depois perdê-los por não atender bem”, enfatizou, lembrando que cerca de 62% dos clientes deixam de comprar de uma empresa após um mau atendimento.
De acordo com a palestrante, um bom atendimento fica na memória do cliente. Um sorriso, um café, podem fazer a diferença para a pessoa poder voltar. E essa experiência positiva faz a empresa sair da média. “São essas coisas simples que às vezes a gente não se dá conta. A cultura do cliente começa em você, na minha empresa ele é prioridade. Ouvir o cliente é a melhor forma de inovar no seu negócio”, enfatizou.
SUA CASA, SEU NEGÓCIO
Muitos negócios de sucesso comprovam que é possível empreender em casa. No espaço Sua Casa, Seu Negócio, além de atendimento de consultores, os visitantes têm todas as informações de como utilizar da melhor forma a residência como base para um empreendimento. “Trazemos o contexto de empreender a partir da residência. O estande é voltado para aquele empreendedor que vai começar o negócio ou que já tem um negócio e que atua dentro de casa, compartilhando o espaço da residência com a empresa”, explicou Vitor Abreu, responsável pelo espaço.
“Temos mais de 60 ideias de como empreender a partir de casa, é um banco de sugestões para ajudar e inspirar os empresários. Elas estão divididas por cômodos, com 15 ideias para cada cômodo, para visualização na prática de como acontece. É só o visitante utilizar o QR Code para acessar as informações”, detalhou Vitor Abreu.
Um dos que visitaram o espaço foi Erick Matheus, 20 anos. “Achei muito interessante, pois tanto as pessoas que já empreendem quanto aquelas que não empreendem têm a oportunidade de conversar com os consultores e aprender novas oportunidades de negócios, novos modelos e estratégias. Eu pretendo empreender em casa e foi bastante esclarecedor, já saí com algumas ideias”, pontuou.
CIDADES DE OPORTUNIDADES
O incentivo ao empreendedorismo também está presente no espaço Cidades de Oportunidades, onde os visitantes podem ter acesso a informações de todos os municípios do estado, divididos por regiões. “A ideia é mostrar as oportunidades de negócios que as cidades têm nos seus diversos segmentos econômicos. Nós mapeamos algumas oportunidades de empreender, com foco nos segmentos econômicos que já existem nos municípios e naqueles que estão em desenvolvimento. É um estande voltado para as oportunidades de negócios olhando para as nossas cidades”, diz Carla Lapa, uma das coordenadoras do espaço. Os visitantes têm acesso às informações através de totens onde é possível escolher as cidades de interesse.
-
FEIRA DO EMPREENDEDOR
A Feira do Empreendedor segue até este sábado (25), oferecendo ampla programação de atividades gratuitas em mais de 20 espaços temáticos, palestras e a presença de mais de 60 expositores. Este ano, o tema é “O encaixe perfeito para o seu negócio”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site feiradoempreendedorpe.com.br.