Uma semana inteira de atividades para valorizar o trabalho de mulheres empreendedoras. O Fórum PE Delas, realizado na sede do Sebrae Pernambuco, no Recife, reuniu pequenas empresárias de vários municípios pernambucanas, que contaram as suas histórias de sucesso, participaram de palestras e divulgaram os seus produtos em feiras e mostras.
Uma das empreendedoras que participou da programação divulgando o seu trabalho foi a Neves Farias, da cidade de Pedra (PE). Ela trabalha fazendo crochê desde os sete anos de idade, quando aprendeu a prática com sua mãe. Hoje, com 58 anos, Neves recebe encomendas de toalhas, panos de prato, capas para almofadas e outros produtos artesanais. “Sempre fui apaixonada por trabalho manual e artesanato. Só hoje esse trabalho está sendo mais valorizado, então eu nunca parei de estudar e trabalhar para me manter. Agora, o meu sonho é ensinar outras pessoas sobre essa prática, que está sendo esquecida aos poucos”, compartilha Neves.
Entre as palestras realizadas durante o Fórum PE Delas, um dos destaques foi a ministrada por por Lilian Narciron, que lidera o Comitê de Empreendedorismo do Grupo Mulheres do Brasil no Recife. “O nosso objetivo é integrar as empreendedoras da nossa região, ampliar o networking, agregar ao movimento do empreendedorismo feminino e disseminar a sua força na sociedade”, conta a líder. Para alcançar tais objetivos, Narciron destaca o apoio do Sebrae: “O apoio é fundamental, sabemos das inúmeras iniciativas que estimulam e apoiam o movimento”.
O Fórum PE Delas foi uma iniciativa do Sebrae/PE em alusão da Semana Global do Empreendedorismo, que esse ano joga luz em temas como empreendedorismo feminino e inovação.
-
-