O fim de ano chega com forte movimentação no setor de panificação e confeitaria em Pernambuco. O período de Natal se consolida como o principal momento de inovação das padarias, que adotam novos produtos, experiências e cardápios especiais para atrair clientes e ampliar o faturamento.
Com a aproximação das festas, o portfólio ganha novos formatos. Entre as principais tendências estão panetones e chocotones com recheios especiais e sabores regionais; pães temáticos personalizados com mensagens de fim de ano; linhas premium com insumos diferenciados; cestas e kits para presentes com produtos artesanais; degustações, espaços “instagramáveis” (com cenários atrativos para fotos em Instagram) e ações de experiência do cliente, além de cardápios inclusivos para restrições alimentares e coleções natalinas exclusivas.
O cenário é positivo em todo o país e a inovação surge como alavanca extra para as vendas em um mercado aquecido: em 2024, a panificação movimentou R$ 153,3 bilhões no Brasil, crescimento de 10,9% em relação a 2023, segundo levantamento do Instituto de Desenvolvimento das Empresas de Alimentação (Ideal). Para o fechamento de 2025, a estimativa do Instituto Foodservice Brasil (IFB) é que o setor alcance a marca de R$ 160 bilhões. Esse avanço é impulsionado também pela expansão do número de estabelecimentos: são 106,9 mil operações no país (incluindo microempreendedores), frente às 90,2 mil registradas anteriormente.
Em Pernambuco, o setor acompanha o ritmo. Estimativas de mercado apontam que o estado concentra cerca de 3.800 padarias e confeitarias, sendo a grande maioria negócios independentes. Apenas no Recife, são mais de 700 unidades, com forte presença também em polos como Caruaru, Petrolina e na Região Metropolitana, como em Jaboatão dos Guararapes. A aposta do varejo local é clara: diversificar para atrair o cliente que busca conveniência e sabor na ceia natalina.
Natal, celeiro de oportunidades
Elianeza Almeida, proprietária da Elianeza Delicatessen, no bairro do Socorro, em Jaboatão dos Guararapes, fortalece a tendência de inovação. Ela apostou em variedade e praticidade para faturar mais neste final de ano. “Já fazemos o cardápio da ceia de Natal desde 2017. A diferença desse ano é que estamos bem mais atuantes nas redes sociais. Para os clientes mais indecisos, oferecemos a opção do ‘Combo Ceia’ para duas, seis ou doze pessoas”, explica. O cardápio pode ser acessado pelo Instagram @elianezadelicatessen, canal onde a empreendedora também recebe encomendas.
Já Marcos Aurélio de Lima, da panificadora Pan Marcos, no bairro dos Prazeres, investiu na estrutura física para receber melhor os clientes. “Uma de nossas ações é aumentar um dos nossos espaços físicos até o dia 15, ampliando a lanchonete. Isso foi consequência do curso de qualificação que fizemos. Iniciamos dia 5 a produção de bolos especiais e panetones de Natal”, conta.
Ambas as padarias integram um programa de qualificação promovido pelo Sebrae/PE. Segundo Filipe Sampaio, gestor de projetos do segmento de Alimentação no Sebrae Pernambuco, a inovação é vital.
Inovar nos negócios de alimentação é transformar a experiência do cliente em algo único. No ‘Padoca 360’, mostramos que a criatividade pode estar no detalhe.
Filipe Sampaio, gestor de projetos do segmento de Alimentação no Sebrae/PE.
O projeto contribuiu com a estruturação de 10 panificadoras da Região Metropolitana do Recife, ajudando a reinventar produtos. “Diversificamos pães, bolos e panetones com receitas surpreendentes e apresentações encantadoras — massas tradicionais misturadas a semidoces (como massa de pão australiano) atraem pelo sabor e aparência única, além de pães trançados e recheados”, completa Sampaio.
Para atender a essa demanda, as iniciativas foram executadas em parceria com a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes e a Grande Moinho Cearense. Entre os destaques estão o Padoca 360, programa completo de qualificação para produção e gestão, e o QualificaPão, desenvolvido com o Sindipão e a Associação dos Panificadores, com foco em formação prática.
Atuação do Sebrae Pernambuco
O Sebrae Pernambuco tem ampliado sua presença no segmento de panificação e confeitaria por meio de ações estratégicas. Entre elas, o convênio “PE Produz – Pernambuco que encanta: Sabores & Saberes” (Sebrae + Adepe), que capacita empresárias, comunidades quilombolas e mulheres em reclusão nas técnicas tradicionais da confeitaria pernambucana. Há também o “Convênio Na Estrada” com o Senac, que leva atendimento do litoral ao Sertão, além da realização da Feira de Confeitaria do Senac. Outra frente de atuação foi o “Confeitar” durante a Hotel & Food Nordeste (HFN), voltado à capacitação técnica e gerencial de confeiteiras.

