No Agreste, a 11ª edição do Startup Day, realizada no último sábado (22), movimentou, principalmente, as cidades de Caruaru e Garanhuns, que receberam o evento oferecendo uma programação intensa e diversificada, focada em tecnologia e empreendedorismo inovador. Ao todo, mais de 800 pessoas participaram das atividades oferecidas nesses municípios. O superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra, acompanhou a ação na região, marcando presença na edição caruaruense do Startup Day.
O Startup Day já está consolidado como o maior evento de inovação e empreendedorismo de Pernambuco. Tivemos nove polos do Sebrae por todo o estado, com o objetivo de unir empresários, professores, estudantes e todos que se interessam pelo futuro do empreendedorismo e da inovação. Os caminhos para o futuro destes setores foram debatidos aqui.
Murilo Guerra, superintendente do Sebrae/PE
CARUARU
Uma das palestras mais esperadas, nas duas cidades, foi a de Bruno Stefani, ex-diretor global de Inovação da ABinBev (Antiga AMBEV), que abordou o tema “Desmistificando a inovação nos negócios”. O executivo enfatizou a importância da educação como um dos pilares das empresas que querem inovar bem e pontuou que as startups podem ser uma solução fora da empresa. “Hoje é muito provável que você não tenha na sua empresa as melhores mentes do mundo para resolver um problema, e a startup é a solução pronta, validada, que pode trabalhar em parceria. A startup pode vender o que tem como solução para resolver o problema de uma grande empresa”, explicou o especialista.
Também foram discutidos temas como “Educação e inovação: oportunidades no Agreste”; “Startups: da validação à internacionalização”; e “O futuro da Inteligência Artificial”, que contou com a participação de João Moizes (analista de Negócios, Inovação e Empreendedorismo da Voxar Labs e líder da Comunidade Manguezal), José Alecrim (fundador da Mosca Branca Deep Tech e cientista de dados) e Cláudio Alves Monteiro (analista de Dados do Sebrae/PE).
“Plataformas como o GPT são apenas um tipo de Inteligência Artificial. Essas tecnologias abriram novas fronteiras, simplificaram processos e já estão incorporadas aos usuários. A inteligência artificial pode ajudar empreendedores, por exemplo, a elaborar uma campanha de marketing digital. As pessoas devem usar a IA sem serem substituídas por ela”, enfatizou José Alecrim.
GARANHUNS
Mais de 150 empreendedores, startupeiros, estudantes e pessoas ligadas ao universo de tecnologia e inovação participaram da edição do Startup Day em Garanhuns. Para Ana Paula Santos, analista do Sebrae/PE, o resultado do evento na região foi bastante positivo para o ecossistema de inovação do Agreste Meridional. “Vários parceiros e instituições de educação estiveram presentes nos painéis e interagindo com o público. Tivemos muito networking, mentorias, apresentação de pitches de Ideathon voltado para a saúde e exposição de startups”, destacou.

Além da palestra magna apresentada pelo ex-diretor global de Inovação da ABinBev (Antiga AMBEV), Bruno Stefani, a programação contou com painéis abordando assuntos como: “Inteligência Artificial”; “UX e UI: o atalho para criar produtos digitais que seu cliente ama”; “Inovação aberta”; “Comercialização”; e “Desafios e oportunidades para o ecossistema de inovação do Agreste Meridional”.