-
Destinado aos doceiros de plantão e apreciadores de brownie, juntamente aos de bolos, tarecos, brigadeiros, doce de leite, pudim, casquinha de brownie e muitos outros que dão água na boca, a Docecleta possui tudo isso no seu cardápio. Conhecida pelos bons doces, não é apenas esse o atrativo especial do empreendimento. Lá, nada de desperdícios, tudo das massas é 100% aproveitado, dando início a outros produtos como, por exemplo, o tareco. E tem mais, o proprietário Marcelo Moura ainda oferece cursos e mentorias, em que compartilha a sua experiência e o seu comportamento empreendedor.
-
“Sempre soube que o digital seria participativo no nosso projeto. Somos ambulantes, a ideia era rodar a cidade e comunicar isso diariamente nas plataformas. Fazer o público nos ‘caçar!’. Com o tempo percebemos que vai muito mais além. No digital podemos mudar vidas, impactar no outro lado do mundo pela tela do telefone. Inspirar pessoas a correr atrás dos seus sonhos. Isso virou nosso propósito”, comenta Marcelo, referindo-se à participação do seu negócio no mundo digital.
-
Aproveitar ao máximo os canais de vendas disponíveis, hoje, no mercado, só tem a acrescentar e fazer bem a qualquer negócio. Levando em conta que a pandemia acelerou principalmente as vendas por delivery, essa nova sacada traz benefícios e vantagens para quem as utiliza. “Todo e qualquer projeto hoje precisa ser escalonável. Já foi o tempo de esperar o cliente atrás do balcão. Hoje é preciso ir até ele. Multiplicar canais de vendas, e para isso temos em nossas mãos uma ferramenta que chega a milhões de pessoas em tempo real”, contou o proprietário da Docecleta.
-
Além disso, as vendas físicas são feitas nos balcões próprios, em lojas e quiosques dos shoppings e revendas a pontos comerciais. Também existem os parceiros nas ruas que são as food bikes, presença itinerante em locais previamente divulgados nas redes sociais. “Esses múltiplos canais de vendas é o que a empresa precisar ter para se consolidar no mercado atual”, segundo Marcelo.
Ampliação de estratégia durante a pandemia
-
Com uma história inicial bem parecidas com a de outros empreendimentos, a Docecleta nasceu da necessidade de aumentar a renda familiar. O sonho de ter o próprio negócio sempre foi aliado estrategicamente às tendências do momento. Então, depois foi só decidir o segmento, disse Marcelo. “Escolhemos esse segmento pela paixão a cozinha e o baixo investimento. Aproveitamos o movimento de food truck que estourou no país e entramos na onda. Somos cozinheiros apaixonados por servir um produto onde depositamos tanto amor e dedicação”.
-
Durante a pandemia não foi diferente, o empresário aproveitou o momento para usar o que tinha de melhor no seu negócio: o conhecimento e o comportamento empreendedor. “Sou apaixonado pelo nosso negócio. Vivo ele 24hs por dia. Somos uma empresa de monoproduto com múltiplos canais de vendas. Venda direta, revenda, parceiros, franquias e plataformas de delivery, o qual teve um aumento explosivo nesse período, e no digital vendemos nossa expertise por meio de cursos e mentorias”, destacou Marcelo.
-
No momento mais crítico do isolamento social, a estratégia não foi mudada, e sim, ampliada. “Princípio básico: cuidar ainda melhor, com todos os aportes necessários, dos clientes que já temos e projetar captação de novos. Hoje nos recuperamos aos poucos, fechamos o último mês na casa das duas toneladas de massa produzida”, ressaltou o empreendedor.
-
Cursos e mentorias
-
Influenciando pessoas na busca do seu próprio sonho, assim como aconteceu com Marcelo, recentemente a Docecleta teve uma turma formada em seus cursos e mentorias, totalmente on-lines. “Com seis anos aprendendo com muitos acertos e erros, hoje temos uma bagagem que pode ajudar muita gente a tirar o projeto do papel e fazer diferença na vida das pessoas. Esse é nosso propósito de vida. Gostamos de gente, de dar oportunidades. Fazer qualquer pessoa entender que ela é capaz de mudar o seu rumo e viver com dignidade”, comenta o empresário.
-
A proposta, agora, é ampliar esse novo conceito no negócio, de acordo com Marcelo. “Todo digital, fizemos a primeira turma, e sucesso. Agora em novembro sai a segunda turma. Lá, ensinamos o passo a passo das nossas receitas e dicas de como montar um negócio”.
Serviço:
Docecleta: @docecleta
Canais Digitais de Atendimento Sebrae:
0800 570 0800
WhatsApp Sebrae: (81) 991946690
Portal Sebrae: https://www.pe.sebrae.com.br
APP Sebrae (IOS e Android)