Na última segunda-feira (28), o Prêmio Banco do Nordeste da Micro e Pequena Empresa 2024 reuniu em Pernambuco empreendedores que se destacaram ao tornar suas empresas mais competitivas e inovadoras com o apoio financeiro da instituição. O evento, que prestigia histórias de sucesso entre micro e pequenas empresas (MPEs) do estado, contou com a presença do superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra, que celebrou a parceria duradoura entre as duas instituições em prol do empreendedorismo no estado. A cerimônia ocorreu na sede da superintendência Estadual de Pernambuco, no bairro da Boa Vista, no Recife.
Durante a cerimônia, Murilo Guerra destacou a importância da colaboração entre Sebrae e BNB para o desenvolvimento do estado.
Essa parceria é histórica. O BNB supre essa necessidade de financiar os projetos das MPEs, e o Sebrae tem uma política de atuação de fortalecimento dos pequenos negócios e, com isso, dos territórios. Assim, esperamos fortalecer a economia de todo o estado, reconhecendo as potencialidades de cada região.
Murilo Guerra, superintendente do Sebrae/PE
A premiação, criada em 2015, reconhece empresas que, com crédito fornecido pelo BNB, conseguiram transformar suas operações e se destacar no cenário de empreendedorismo local. A atuação do banco vai ao encontro de dados econômicos recentes: em Pernambuco, as MPEs foram responsáveis por cinco em cada dez empregos e por 32% da riqueza gerada no estado em 2024.
O presidente do BNB, Paulo Câmara, reforçou o compromisso do banco com as micro e pequenas empresas ao destacar o objetivo de apoiar as boas práticas de empreendedorismo. “O BNB tem uma estratégia muito clara de priorizar esse setor. Queremos divulgar o exemplo de vocês para que outros se motivem cada vez mais a fazer a coisa da forma correta. Queremos garantir oportunidades para os micro e pequenos alcançarem cada vez mais inovação”, frisou.
VENCEDORES
A trajetória dos vencedores desta edição do prêmio destaca a inovação e o crescimento em diferentes setores. Na categoria Microempresa, Andreia Albuquerque, engenheira que se lançou no setor de beleza, fundou a Albuquerque Esmalteria Maria Borboleta e hoje, com seis funcionários, oferece serviços variados em Recife. Já o vencedor da categoria Pequena Empresa foi Cleiton dos Santos, da Chef Adalberto Açaiteria, em Caruaru, que transformou seu ponto inicial em uma empresa de 35 colaboradores com uma gestão focada na qualidade e padronização.
Sílvio e Ana Maria Cavalcanti inovaram ao fundar a Techno OK, que utiliza IoT em soluções de telemetria para concessionárias de saneamento e ganharam, neste ano, o prêmio da categoria Inovação. Já Maria Antônia Pinto, do Educandário Santa Luzia, transformou uma escolinha familiar em Itambé em uma instituição com infraestrutura completa para mais de 400 alunos, se consagrando como a primeira vencedora da categoria Empreendedorismo Feminino, novidade deste ano na premiação.