Valorizar as tradições é algo que já está no DNA do pernambucano. Quando a sensação de pertencimento de um povo aflora, impulsiona também a geração de renda. Em Igarassu, no Grande Recife, símbolos que representam a cidade foram transformados em peças que visam fortalecer o turismo e agregar valor à economia criativa local. O projeto iconográfico desenvolvido por meio de consultoria do Sebrae, pela Agência Gerens, representou o Brasil na categoria Design Sinalética do X Prêmio Lusófonos da Criatividade.
O projeto de design para Igarassu foi encomendado pela prefeitura do município e desenvolvido em duas etapas, sendo a primeira uma série de entrevistas com moradores, comerciantes e gestores. O objetivo era entender o sentimento da população quanto a cidade. Na segunda fase, foram produzidas cerca de 500 fotos de vários pontos que fazem referência ao município. “Queríamos entender melhor o que Igarassu representa na vida daquelas pessoas e como transformar esse sentimento em algo que gere renda e ajude a movimentar ainda mais a economia local”, destaca Marconi Colaris, diretor executivo da Agência Gerens, empresa credenciada ao Sebrae.
O levantamento fotográfico, histórico e cultural se transformou em uma malha iconográfica que contempla a representação figurativa de elementos arquitetônicos, religiosos, naturais, gastronômicos e que fazem parte da memória e do dia a dia da cidade. “ A ideia era produzir algo com identidade. Então, pegamos os símbolos mais marcantes, como as igrejas, a fritada de aratu, os sobrados antigos, as cores da bandeira, criamos ícones e os agregamos em uma única peça. O objetivo é fazer com que as pessoas olhem para o material estampado e vejam nele a cidade, que captem a mensagem de cara, assim como acontece com as peças que valorizam o calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro, por exemplo”, explica Marconi.
O projeto está à disposição de artistas e da gestão pública da cidade, podendo ser aplicado em diferentes espaços públicos e de grande circulação, pontos turísticos e ainda em camisas, canecas, bolsas, sandálias, além de adesivos no transporte público e táxis da cidade. “ Nós construímos esse projeto juntos, desde a contração até a pesquisa e criação da malha. Percebemos que a cidade não tinha uma identidade visual que valorizasse as suas riquezas e agora ao ver o que foi produzido posso dizer que já temos um sentimento de pertencimento”, fala Verônica Ribeiro, assessora técnica de inclusão produtiva e inovação da prefeitura de Igarassu.
Ainda de acordo com a gestão municipal, a criação da malha iconográfica faz parte de um projeto maior, que prevê, na próxima etapa, a consultoria e capacitação de representantes de diversos seguimentos, como marisqueiras, artesões, empreendedores da gastronomia e da visitação turísticas. “A ideia é que eles sejam treinados para aplicar a iconografia em produtos e serviços que estão sendo oferecidos. A partir de janeiro a gente já inicia esse processo de formação e aplicação direta nesses produtos e serviços para comercialização”, completa Verônica Ribeiro.
Para o gerente do Sebrae Pernambuco, Leonardo Carolino, ações como essa só fazem fortalecer a imagem dos municípios e ajudam os empreendedores locais. “Esse senso de pertencimento, de valorização, precisa ser incentivado em todas as esferas, como nas escolas municipais, através de uma malha como essa em uma farda, por exemplo; nos edifícios públicos e veículos oficiais da prefeitura e também entre os pequenos negócios, que também podem aderir a uma marca, como essa que foi pensada para Igarassu”, destaca o gerente.
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