ASN PE Atualização
Compartilhe

Projeto Líder chega à Zona da Mata Sul de Pernambuco

Iniciativa busca unir esforços para levantar os gargalos existentes e explorar as potencialidades locais para impulsionar a economia da região
Por Samuel Santos
ASN PE Atualização
Compartilhe

Lideranças locais, empresários, empreendedores e gestores de municípios situados na Zona da Mata Sul de Pernambuco participam do projeto LIDER (Liderança para o Desenvolvimento Regional), realizado pela primeira vez na região na última sexta-feira (15). O objetivo da iniciativa, que faz parte da estratégia Territórios Empreendedores, do Sebrae, é reunir articuladores locais para compartilhar conhecimento e traçar mecanismos eficientes para alavancar a economia da região. A edição inédita do LIDER Mata Sul conta com 35 representantes das cidades de Xexéu, Água Preta, Gameleira, Cortês, Palmares, Primavera, Ribeirão e Escada.

O lançamento do projeto, com a apresentação das diretrizes e cronograma de trabalho, ocorreu durante um evento realizado na Usina de Arte, no município de Água Preta. Na ocasião, gestores do Sebrae/PE compartilharam com as lideranças um mapeamento com as oportunidades de negócios inovadores que o território oferece. No decorrer deste ano, os participantes vão se reunir em encontros periódicos, nos quais serão criados grupos para discutir ideias que ajudem a fortalecer o território como um todo, nos mais variados setores. O primeiro encontro da turma está previsto para acontecer em maio.

“Esse é um programa que consegue aglutinar forças de diferentes lideranças locais, tanto do empresariado e de instituições, quanto do poder público, para descobrir o que pode ser aperfeiçoado ou colocado em ação para melhorar a vida das pessoas que moram nas cidades que fazem parte daquela região. É justamente esta união que fortalece a visão de território. Quando unimos diferentes setores com figuras que têm a visão de desenvolvimento local, as ações que são necessárias para fazer a Mata Sul crescer e encontrar novas potencialidades ficam mais evidentes e conseguem ser realizadas com maior impacto”, destaca Mariah Ximenes, analista do Sebrae/PE.

A expectativa é de que o grupo de lideranças da Mata Sul cresça ainda mais, graças ao trabalho de sensibilização para o tema, realizado pelo Sebrae/PE. Durante as reuniões, serão explorados eixos importantes como construção da consciência, coesão e identidade do grupo, gestão compartilhada, desenvolvimento de liderança empreendedora, futuro do território, caminhos para o desenvolvimento, governança e institucionalização e compromisso público.

Por enquanto, o programa LIDER na região se volta apenas para os municípios da Mata Sul, excluindo os do litoral, que apresentam uma dinâmica própria de desenvolvimento econômico. “Apesar de estarem no mesmo território, as duas regiões possuem realidades diferentes e por isso é preciso um trabalho mais focalizado. A dinâmica no litoral é outra, com potencial econômico ancorado no turismo e a nossa ideia é criar, em breve, um grupo de lideranças que seja capaz de enxergar esse potencial e atuar de forma eficiente, considerando essa realidade socioeconômica”, explica Mariah.