ASN PE
Compartilhe

Projeto Rota dos Manguezais leva emprego e renda para comunidades ribeirinhas de Rio Formoso

Iniciativa do Sebrae e Instituto Negralinda busca incentivar o empreendedorismo entre as pessoas que vivem próximas ao mangue
Por Samuel Santos
ASN PE
Compartilhe

Autoridades, representantes de entidades públicas e empreendedores sociais estiveram presentes na sede do Sebrae Pernambuco, no Recife, para o lançamento da “Rota dos Manguezais de Rio Formoso”, produto turístico que integra o projeto Empreendedoras Colaborativas, uma parceria do Sebrae com o Instituto Negralinda, com apoio da prefeitura de Rio Formoso, município localizado no Litoral Sul do estado.

O roteiro turístico foi construído pelos alunos do Curso de Turismo de Base Comunitária, ministrado pelo Instituto Negralinda. Cerca de 50 microempreendedores da região de Rio Formoso, Sirinhaém e Tamandaré, sobretudo marisqueiras e artesãs, serão beneficiados. O grupo está sendo capacitado desde o ano passado.

A “Rota dos Manguezais” é um novo passeio que será oferecido aos turistas que frequentam a região, gerando mais emprego e renda para as comunidades ribeirinhas e impulsionando a economia local. “É uma oferta turística inédita para quem quer conhecer de perto a beleza dos manguezais. Os guias são pessoas da própria comunidade, que conhecem bem a região, reforçando o conceito de turismo de base comunitária”, explica Alexandre Alves, gerente do Sebrae para a Zona da Mata.

Em seu discurso, durante a cerimônia de lançamento, o superintendente do Sebrae/PE, Murilo Guerra, enfatizou a importância de ações que impactam positivamente nos municípios. “ Esse projeto só reforça o poder transformador do empreendedorismo. Por meio de ações como essa, que exploram as riquezas da região sem desrespeitar o meio ambiente, a gente consegue dar um outro significado à vida dessas pessoas”, destaca.

Para Negralinda, a ideia é estimular que o empreendedorismo nas comunidades ocorra de forma colaborativa, para que todos sejam beneficiados. “ Quando chegamos em uma cidade, procuramos trabalhar toda a cadeia produtiva local, destacando as potencialidades do lugar, de uma forma que todos saiam ganhando. Em Rio Formoso, focamos no turismo de base comunitária, gastronomia do mangue e artesanato sustentável, que valoriza a identidade local”, explica.

O projeto “Rota dos Manguezais de Rio Formoso” também vai estar no Primeiro Salão de Turismo de Base Comunitária de Pernambuco (TBC-PE), que vai acontecer em setembro deste ano, em Olinda, no Grande Recife.

  • #Turismo #RioFormoso #Mangue #Negralinda