ASN PE Atualização
Compartilhe

Recém-criada, feira agroecológica de Araripina é nova fonte de renda para agricultores familiares

Feira no Distrito de Morais, com modelo de negócio criado pelo Sebrae, oferece desde frutas e verduras até produtos beneficiados 
Por Adriana Amâncio
ASN PE Atualização
Compartilhe

A pandemia alavancou o consumo de orgânicos no Brasil. Só em 2024, a expectativa é que esse mercado movimente R$ 7 bilhões. De olho nessa janela de oportunidade, o distrito de Morais, em Araripina, no Sertão de Pernambuco, acaba de ganhar a Feira Agroecológica e da Agricultura Familiar, que acontece todas as sextas, a partir das 15h, na rua Vereador Alcebíades. O espaço é um importante canal de escoamento de produtos e fonte de renda para os agricultores familiares. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Sebrae/PE e a Prefeitura de Araripina, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural e da Comissão de Desenvolvimento Comunitário do Morais.

A inauguração, no último dia 19 de janeiro, teve boa adesão do público, que encontrou na feira uma oportunidade de adquirir produtos saudáveis por um preço acessível. O modelo de negócio da feira foi criado pela Unidade Regional do Sebrae no Sertão do Araripe, com base em escutas e pesquisas com diversos parceiros locais. Na hora da escolha do local, por exemplo, a instituição levou em conta critérios como a facilidade de acesso dos consumidores. Na composição do mix de produtos, foram consideradas as frutas, verduras e refeições que estão disponíveis o ano todo e são mais consumidas pelo público.

“Por meio da consultoria coletiva realizada pelo Sebrae, foram trabalhadas, junto ao grupo, estratégias relacionadas à localização e formatação de layout da feira do município, visando a padronização da oferta, o aumento do número de feirantes, a melhoria da visibilidade de produtos e fluxo dos clientes no espaço e, consequentemente, o crescimento das vendas para todas as categorias contempladas no espaço. O nosso objetivo é de que a feira venha, no futuro, a ser reconhecida como local de comércio e serviços de referência na cidade”, analista do Sebrae/PE Maria Rodrigues.

A feira ainda conta com uma praça de alimentação onde são comercializadas refeições prontas. Os pratos possuem receitas que fazem parte da culinária local e atendem ao público que não tem tempo de preparar refeições em casa ou que visita Morais para tratar de negócios. A inauguração da feira foi antecedida por uma série de capacitações, envolvendo os 16 agricultores integrantes. “Tivemos oficinas de precificação, marketing e atendimento ao cliente para que os agricultores pudessem iniciar a feira prontos para atenderem os consumidores”, explica a analista. A identidade visual da feira e as ações de marketing iniciais também foram realizadas pelo Sebrae.