Para a retomada das atividades do setor de beleza, ainda que parcialmente, em algumas regiões do estado, seguir as normas, protocolos e procedimentos de biossegurança é essencial para os funcionários e clientes. E isso está sendo seguido pela Depillon- Studio de Beleza na volta do atendimento ao público. A empresa segue um protocolo de boas práticas oferecido pelo Sebrae/PE, em consultorias totalmente gratuitas e on-line.
Em 28 anos de funcionamento no setor de beleza, essá é a primeira vez que a Depillon ficou fechada por tanto tempo, segundo as empreendedoras do negócio. Agora, o negócio das sócias Eliana Pelucio e da sua filha Elisiana Barreto foi preparado para voltar às atividades. O que começou apenas como uma ‘brincadeira’ de depilação há duas décadas, passou a oferecer serviço de beleza completo: depilação, e todos os procedimentos capilares e massagem corporal.
Com 45 funcionários trabalhando nas duas unidades da Depillon, no Recife, nos bairros de Boa Viagem e de Casa Forte, o empreendimento se preparou para a reabertura seguindo todos os protocolos e recomendações. “Neste período (pandemia) trabalhamos também revendo os nossos procedimentos e reavaliado os nossos custos. Desenvolvemos um protocolo de atendimento com base nas recomendações do Governo do Pernambuco (específico para o setor) e no protocolo de boas práticas do Sebrae”, explicou o gestor e marido de Elisiana, Leonardo Pena.
Sobre algumas mudanças consideráveis na volta às atividades, Elisiana detalha as principais que foram estabelecidas na Depillon. “Na parte relacionada ao atendimento a nossa maior modificação foi nos atendimentos por hora marcada (porque somos um salão que não trabalhava com agendamento), mas acho que essa mudança vai ser muito produtiva para o salão. Com relação ao atendimento com base no protocolo, não tivemos muitas dificuldades, não, pois já tínhamos o hábito de realizar muitas ações cotadas no protocolo, só tivemos que intensificar algumas e adaptar outras”. Relacionando também outra medida: “Além do afastamento entre as bancadas de 1,50m, voltamos com a equipe dividida em dois grupos e cada grupo trabalha em dias alternados”, ressaltou.
As expectativas dos serviços de beleza – na volta do atendimento ao público, foi aguardada ansiosamente pelos empreendedores deste setor. Eliana, por exemplo, espera uma retomada do setor em “W”. “A minha expectativa é a de que o setor da beleza terá uma retomada em W. Essa retomada em W significa que o setor está em decida (por causa do fechamento) e voltará a crescer inicialmente de forma rápida (por causa da demanda reprimida), mas na sequência haverá uma retração (nova queda, por causa da incerteza econômica e o medo da contaminação) e, posteriormente, voltará a crescer (quando a economia se equilibrar) fazendo esse movimento da curva como se fosse um W”, finalizou.
-