ASN PE
Compartilhe

Sebrae capacita empreendedoras de Gergelim para participação na Feira MEG e fortalecimento dos negócios

Com oficinas e palestras, iniciativa prepara 30 mulheres para expor na maior vitrine do empreendedorismo feminino do Sertão do Araripe
Por Samuel Santos
ASN PE
Compartilhe

Mulheres empreendedoras do distrito de Gergelim, em Araripina, no Sertão do Araripe, serão capacitadas pelo Sebrae Pernambuco para impulsionar seus negócios e se preparar para a IV edição da Feira MEG, importante evento de empreendedorismo feminino que acontece entre os dias 10 e 12 de outubro na região. Ao todo, 30 participantes receberão, entre 23 de setembro e 7 de outubro, orientações sobre temas como precificação, técnicas de venda e atendimento ao cliente.

A Feira MEG é realizada pelo grupo Mulheres Empreendedoras de Gergelim, em parceria com a Prefeitura de Araripina. O Sebrae/PE é apoiador da iniciativa desde a primeira edição, em 2021.

Em cada edição, há um preparatório com essas mulheres e a culminância é a feira, momento em que elas apresentam seus trabalhos. Os três encontros acontecem dias antes do evento e focam em temas relevantes para esses empreendimentos, como fidelização de clientes, divulgação da marca e formação de preço.

Amanda Alencar, analista do Sebrae/PE.

Nesta edição, em parceria com a Sala do Empreendedor do município, as capacitações também abordarão o associativismo e a formalização das empreendedoras, com o objetivo de incentivá-las a atuar de forma regular e em rede. A programação é composta por três encontros: palestra sobre custos, despesas e preços de venda, no dia 23; oficina “Faça Vitrines para Atrair Clientes e Vender Mais”, no dia 30; e palestra sobre atendimento ao cliente, no dia 7 de outubro. Todas as atividades serão realizadas no distrito, no período noturno.

Além das capacitações, o Sebrae/PE disponibilizará estandes para que as empresárias de Gergelim exponham seus produtos na feira e contará com um espaço institucional, onde empreendedores e interessados em abrir o próprio negócio poderão tirar dúvidas e receber orientações sobre gestão e inovação. No estande, os visitantes ainda terão a oportunidade de experimentar óculos 3D, com vídeos de realidade virtual de diversos segmentos.

O Grupo MEG foi criado em meio à pandemia da Covid-19 e tem se consolidado como uma importante ferramenta de transformação social e econômica para as mulheres do distrito. O Sebrae é parceiro ativo desse coletivo sertanejo, oferecendo suporte e capacitações que ampliam as oportunidades de geração de renda. A feira, além de valorizar o empreendedorismo feminino em ascensão na região, inspira outras mulheres e contribui para o fortalecimento econômico e a melhoria da qualidade de vida local.