Mulheres empreendedoras do distrito de Gergelim, em Araripina, no Sertão do Araripe, serão capacitadas pelo Sebrae Pernambuco para impulsionar seus negócios e se preparar para a IV edição da Feira MEG, importante evento de empreendedorismo feminino que acontece entre os dias 10 e 12 de outubro na região. Ao todo, 30 participantes receberão, entre 23 de setembro e 7 de outubro, orientações sobre temas como precificação, técnicas de venda e atendimento ao cliente.
A Feira MEG é realizada pelo grupo Mulheres Empreendedoras de Gergelim, em parceria com a Prefeitura de Araripina. O Sebrae/PE é apoiador da iniciativa desde a primeira edição, em 2021.
Em cada edição, há um preparatório com essas mulheres e a culminância é a feira, momento em que elas apresentam seus trabalhos. Os três encontros acontecem dias antes do evento e focam em temas relevantes para esses empreendimentos, como fidelização de clientes, divulgação da marca e formação de preço.
Amanda Alencar, analista do Sebrae/PE.
Nesta edição, em parceria com a Sala do Empreendedor do município, as capacitações também abordarão o associativismo e a formalização das empreendedoras, com o objetivo de incentivá-las a atuar de forma regular e em rede. A programação é composta por três encontros: palestra sobre custos, despesas e preços de venda, no dia 23; oficina “Faça Vitrines para Atrair Clientes e Vender Mais”, no dia 30; e palestra sobre atendimento ao cliente, no dia 7 de outubro. Todas as atividades serão realizadas no distrito, no período noturno.
Além das capacitações, o Sebrae/PE disponibilizará estandes para que as empresárias de Gergelim exponham seus produtos na feira e contará com um espaço institucional, onde empreendedores e interessados em abrir o próprio negócio poderão tirar dúvidas e receber orientações sobre gestão e inovação. No estande, os visitantes ainda terão a oportunidade de experimentar óculos 3D, com vídeos de realidade virtual de diversos segmentos.
O Grupo MEG foi criado em meio à pandemia da Covid-19 e tem se consolidado como uma importante ferramenta de transformação social e econômica para as mulheres do distrito. O Sebrae é parceiro ativo desse coletivo sertanejo, oferecendo suporte e capacitações que ampliam as oportunidades de geração de renda. A feira, além de valorizar o empreendedorismo feminino em ascensão na região, inspira outras mulheres e contribui para o fortalecimento econômico e a melhoria da qualidade de vida local.