Os 68 expositores que estarão no Espaço Sebrae de Economia Criativa, na 23ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), participaram de um treinamento sobre estratégias de venda e comercialização de produtos com foco no artesanato e moda autoral. A atividade foi realizada nesta terça-feira (27), e foi ministrada em formato híbrido (online e presencial) pelo consultor do Sebrae/PE, Márcio Waked, que conta com ampla experiência na área.
“Planejamento é a base para conseguir resultados duradouros e fidelizar clientes, seja em um evento pontual, como uma feira, ou na rotina do negócio. Analisar a capacidade produtiva para poder atender as demandas, conhecer bem o público consumidor e preparar um ambiente acolhedor com produtos e preços adequados, tanto para o cliente final, quanto para os lojistas, também é fundamental. Na oficina, refletiremos sobre as principais dicas para construir um bom planejamento e ser bem-sucedido”, explica Márcio.
No caso da Fenearte, evento já consolidado no calendário nacional, algumas particularidades devem ser levadas em consideração pelos expositores. “ Se tratando de um evento desse porte, com um alto fluxo de pessoas em um período de 12 dias, muitos lojistas de vários estados do país e até compradores internacionais, é essencial não cometer erros. Os empresários precisam estar preparados para atender bem e fidelizar seus clientes, para que eles continuem adquirindo os seus produtos mesmo depois da feira. É uma grande vitrine e essa chance não pode ser desperdiçada”, comenta o consultor.
A capacitação integra um trabalho contínuo do Sebrae/PE, que busca preparar os donos de pequenos negócios para os desafios do mercado. Estarão presentes expositores veteranos e empresários que nunca participaram de uma feira de grande porte. “Como muitos vão participar pela primeira vez, identificamos a necessidade de fazer um alinhamento sobre estratégias de vendas e comercialização de produtos. Para quem está estreando, é muito importante obter informações sobre a dinâmica da Fenearte, a partir da experiência de quem já participou. Entender como funciona, as questões logísticas e de atendimento é fundamental para se dar bem”, explica Verônica Ribeiro, gestora estadual de Economia Criativa do Sebrae/PE.
Espaço Sebrae de Economia Criativa
Parceiro estratégico desde a sua primeira edição, o Sebrae Pernambuco vai participar ativamente da Fenearte 2023, que acontecerá entre os dias 5 e 16 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Dessa vez, estão sendo investidos R$ 500 mil, para o apoio de 68 expositores de todo o estado, sendo 32 de artesanato, 24 do segmento de moda autoral e 12 da área de gastronomia. Os estandes estarão distribuídos no Espaço Sebrae de Economia Criativa, uma área de 540 m² dentro da feira.
Os empreendedores passaram por uma curadoria, que contou com quase 300 inscritos. Os selecionados atendem a alguns critérios, como apresentação de produtos autorais, inovadores, feitos com matéria-prima regional e sustentável. Além de divulgar e vender seus produtos, os empresários terão oportunidade de fechar negócios, recebendo encomendas para além do evento.