ASN PE Atualização
Compartilhe

Sebrae e Iphan se unem para discutir soluções e impulsionar a preservação de patrimônios no Nordeste

Acordo de cooperação técnica é válido até 2027
Por Redação
ASN PE Atualização
Compartilhe

O Sebrae e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) firmaram uma parceria inédita para fortalecer os projetos de economia criativa voltados para a área da cultura. Gestores de economia criativa dos nove estados do Nordeste se reuniram com técnicos do Iphan que atuam na região em um workshop que discutiu ações para serem traçadas a partir de 2023. O encontro foi realizado na sede do Sebrae Pernambuco, no Recife.

“Pernambuco é o estado que mais tem registro de patrimônio imaterial, são 14 ao todo. Com esse plano de ação a gente vai trabalhar capacitação, consultoria e acesso ao mercado com as pessoas que vivem da cultura. Pensamos em várias possibilidades e uma delas é construir uma trilha de conhecimento até chegar a uma plataforma de divulgação desses patrimônios”, destaca Verônica Ribeiro, analista de economia criativa do Sebrae/PE.

É a primeira vez que Sebrae e Iphan trabalham juntos em prol dos microempreendedores. “ Em Pernambuco temos a cultura do cavalo marinho, por exemplo, que é um desses patrimônios. Como é que ele vende o produto dele? Geralmente eles dependem muito de editais do governo, que é quem mais contrata. Nossa ideia é, através desse trabalho conjunto, criar soluções para que eles consigam a independência financeira”, completa Verônica.

O acordo de cooperação técnica entre o Sebrae e o Iphan é válido até 2027. O workshop realizado no Recife fez parte da programação do projeto Nordeste Economia Criativa, que segue até este sábado (3), com atividades voltadas para gestores e consultores do Sebrae.

  • #Iphan #cooperação #PatrimônioImaterial #preservação #Nordeste