O distrito de Gergelim, em Araripina, no Sertão do Araripe, recebeu a 3ª edição da Feira MEG (Mulheres Empreendedoras de Gergelim), realizada entre os dias 25 e 27 de outubro. O evento, que contou com 19 estandes de artesanato, moda, beleza, saúde, alimentação e material de construção, funcionou como uma vitrine dos negócios liderados por mulheres da região e teve o importante apoio do Sebrae Pernambuco.
Nos meses que antecederam o evento, a entidade realizou uma série de capacitações com as participantes, focando em temas essenciais como vendas, atendimento ao cliente, marketing e precificação. Essas ações, alinhadas às necessidades das empreendedoras, têm sido fundamentais para fortalecer o empreendedorismo feminino em Gergelim, proporcionando ferramentas que contribuem para o sucesso dos negócios locais.
A Feira MEG é o resultado de um trabalho contínuo que o Sebrae vem desenvolvendo junto ao grupo. Capacitamos as empreendedoras a maximizar seu potencial. Isso não apenas aumenta a qualidade da feira, mas também prepara as participantes para enfrentarem os desafios do mercado. Nos três dias do evento, as empresárias puderam escoar suas produções e expandir sua rede de contatos, fortalecendo ainda mais a presença feminina no cenário empreendedor da região.
Maria Rodrigues, analista do Sebrae/PE
Além dos atendimentos aos donos de negócios e potenciais empreendedores, o stand do Sebrae na feira contou ainda com um momento de imersão. No Sebrae 360, por meio de óculos de realidade virtual, os visitantes puderam acompanhar histórias de empreendedores que inovaram em seus negócios.
O grupo MEG, fundado em 2021 durante a pandemia de Covid-19, já desempenha um papel significativo no empoderamento das mulheres de Gergelim. Com o apoio do Sebrae e outras instituições, o grupo tem sido crucial na criação de oportunidades para que essas empreendedoras possam se desenvolver e prosperar em seus negócios.
Além dos estandes de produtos e serviços, a Feira MEG contou com praça de alimentação e apresentações culturais, oferecendo uma programação ainda mais atrativa para os visitantes. Milhares de pessoas estiveram no evento, contribuindo para dinamizar a economia local e fomentar ainda mais o empreendedorismo feminino no Sertão do Araripe.