ASN PE
Compartilhe

Sebrae leva expositores à 23ª edição da Fenearte, maior feira de artesanato da América Latina

Espaço Sebrae de Economia Criativa vai contar estandes de empresários de todas as regiões de Pernambuco
Por Samuel Santos
ASN PE
Compartilhe

Parceiro estratégico desde a sua primeira edição, o Sebrae Pernambuco vai participar ativamente da 23 ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), que será realizada entre os dias 5 e 16 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. Dessa vez, estão sendo investidos R$ 500 mil, para o apoio de 68 expositores de todas as partes do estado, sendo 32 de artesanato, 24 do segmento de moda autoral e 12 da área de gastronomia regional. Os estandes estarão distribuídos no Espaço Sebrae de Economia Criativa, uma área de 540 m² dentro da feira.

Os empreendedores passaram por um processo de curadoria, que contou com quase 300 inscritos. A seleção realizada pelo Sebrae acontece depois da curadoria oficial da Fenearte, na qual o Sebrae também participa ativamente, com dois representantes. Os selecionados para o Espaço Sebrae de Economia Criativa atendem a alguns critérios, como apresentação de produtos autorais, inovadores, feitos com matéria-prima regional e sustentável. Além de divulgar e vender seus produtos, os empresários terão oportunidade de fechar negócios, recebendo encomendas para além do evento.

A designer Fátima Silva sempre gostou de costurar, criar e experimentar. Ela começou fazendo peças para si mesma, até que passou a receber encomendas e decidiu empreender. É a terceira vez que a empresária leva a Essencial Design Afetivo à Fenearte, sendo a primeira participação em 2013. “A Fenearte é um período de magia para nós, artesãs/criativas. Além de expor e comercializar tem a riqueza da rede de contatos que é construída em um evento desse porte”, comenta.

Esse ano, Fátima participa da feira pela primeira vez com o apoio do Sebrae. “O Sebrae está sempre de mãos dadas com nossa categoria, oferecendo muitas capacitações presenciais e online. Participamos de um grupo no WhatsApp com informações permanentes e convites para participação em eventos, como este”, conclui a expositora.

O empresário Saulo dos Santos começou vendendo brownie na faculdade onde estudava. Ao longo dos últimos sete anos, ele vem se profissionalizando para fazer do ‘Brownie do Saulo’ um negócio de sucesso. Este ano é a sua estreia oficial na Fenearte, já que na última edição ele participou indiretamente, fornecendo para alguns expositores. “Isso me fez abrir os olhos para esse mundo e, para mim, entrar em um evento desse porte significa uma vitrine, uma oportunidade de mostrar meu trabalho para muitas pessoas e conseguir novos clientes”, diz Saulo.

A sua primeira participação conta com o subsídio do Sebrae e o empreendedor comenta que já sabia do apoio da instituição em eventos como esse e, por isso, procurou saber como poderia receber o suporte. Para isso ele conversou com outras pessoas que já haviam participado para se informar. “Tenho certeza de que vão me dar muito apoio durante o evento e também após o evento, quero que chegue logo para a gente poder colocar em prática tudo que planejamos”, completa.

A Fenearte é uma feira voltada para produtores, artesãos, criativos com marca autoral, empresários e produtores de gastronomia regional. O evento é uma realização do Governo do Estado de Pernambuco, através da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (Adepe). O Sebrae é um dos principais parceiros, ocupando uma área de mais de 500 m² no evento. A área dedicada aos expositores do Sebrae ficará entre as ruas 16 e 17 e 18 e 21 do pavilhão do Centro de Convenções.

Para os expositores apoiados pelo Sebrae, participar de um evento desse porte é uma oportunidade única de aumentar a carteira de clientes e fidelizar os atuais. Afinal, a Fenearte reúne empreendedores e compradores de todo o Brasil e de outros países. Este ano, o evento tem como tema “Loceiros de Pernambuco- Arte da Terra, poesia das Mãos”. Serão mais de 5 mil expositores e uma estimativa de público de 300 mil pessoas. A expectativa é de que sejam movimentados R$ 40 milhões nos 12 dias de feira.

Capacitação

Além de atuar no apoio logístico dos expositores, o Sebrae também oferece capacitação para os empresários interessados em participar de grandes eventos, como a Fenearte. Os 68 empresários que estarão no Espaço Sebrae de Economia Criativa participaram de um treinamento sobre estratégias de venda e comercialização de produtos com foco no artesanato e moda autoral.

A capacitação integra um trabalho contínuo do Sebrae, que busca preparar os donos de pequenos negócios para os desafios do mercado. Participaram da oficina expositores veteranos e empresários que nunca participaram de uma feira de grande porte. “Como muitos vão estar lá pela primeira vez, identificamos a necessidade de fazer um alinhamento sobre estratégias de vendas e comercialização de produtos. Para quem está estreando, é muito importante obter informações sobre a dinâmica da Fenearte, a partir da experiência de quem já participou. Entender como funciona, as questões logísticas e de atendimento é fundamental para se dar bem na feira”, explica Verônica Ribeiro, gestora estadual de Economia Criativa do Sebrae/PE

  • #Fenearte #EspaçoSebrae #EconomiaCriativa #feira