Cerca de 80 mil jovens de escolas públicas de Pernambuco devem ser impactados pelo aplicativo Quark, desenvolvido pela startup de educação Happen com o apoio do Sebrae/PE. A ferramenta visa ajudar jovens de 15 a 25 anos a desenvolverem habilidades de Soft Skills empreendedoras. O contrato que vai permitir o acesso dos estudantes aos conteúdos tem duração de um ano, mas pode ser prorrogado por igual período.
A parceria é a concretização da estratégia Do-In da Inovação do Sebrae/PE, estruturada há três anos e meio. A ferramenta Quark é uma solução desenvolvida dentro da Encomenda Tecnológica do Sebrae, demandada por um desafio de Soft Skills empreendedora.
A Happen foi uma das participantes do Startups Team, projeto voltado para a criação de grupos de trabalho que buscam no mercado soluções para os problemas dos pequenos negócios. Um dos desafios levantadas foi como utilizar as Soft Skills para impulsionar o empreendedorismo entre os jovens.
“Quando vimos o desafio de como impactar um grande número de jovens através das Soft Skilis percebemos uma oportunidade de expandir o que já era feito na Happen e alcançar mais pessoas. O Sebrae é o parceiro ideal para isso, principalmente por causa da sua capilaridade. Construímos esse produto pensando no cliente do futuro, para que ele viva uma experiência que explore as suas habilidades comportamentais e o ajude numa futura tomada de decisão”, explica Ana Uriarte, cofundadora da Happen.
A disponibilização do Quark para o público-alvo é fruto de um processo de inovação aberta que envolveu diversos atores da área de tecnologia. “O Sebrae tem um grande desafio pela frente, que não se resume apenas a apoiar os pequenos negócios tradicionais. Quem está nas escolas e universidades possui outras ambições e o Sebrae precisa estar no radar dessas pessoas, na mira desses futuros empreendedores. Se a gente não faz movimentos importantes nessa direção, em um futuro breve, poderemos deixar de ser uma referência para o empreendedor jovem. Queremos que através dessa plataforma e de outras que estamos desenvolvendo, esses estudantes se vejam motivados a trilhar esse caminho”, fala Francisco Saboya, Superintendente do Sebrae/PE.
O Quark tem como objetivo desenvolver habilidades que são essenciais em qualquer carreira profissional, como inteligência emocional, comunicação e perfil empreendedor. A ferramenta utiliza técnicas de gamificação, microlearning e múltiplos formatos de conteúdo para otimizar o processo de aprendizagem. O aplicativo da Happen já é utilizado em instituições públicas e privadas de ensino.
-
-
-
-