Porto de Galinhas, no Litoral Sul de Pernambuco, vai ganhar um ponto de atendimento do Sebrae Pernambuco. O espaço está previsto para começar a funcionar em janeiro de 2023 e será voltado para os donos de pequenos negócios que atuam no segmento do turismo, principal atividade econômica da região.
O projeto é uma parceria do Sebrae Pernambuco com o Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau e visa oferecer capacitações para quem empreende no balneário. O ponto físico de atendimento se difere da Sala do Empreendedor, que já opera em Ipojuca através de uma parceria firmada com a prefeitura, por ser voltada para um segmento específico.
O novo espaço vai funcionar no centro de Porto de Galinhas e contará com profissionais dos dois lados da parceria – do escritório da Zona da Mata do Sebrae/PE e do Bureau – para compor um ambiente que incentive e dê apoio ao turismo local.
“Pensamos em montar um centro de capacitação para o turismo a partir da forte atuação do Bureau no turismo de Porto de Galinhas. Nós estaremos com equipes diariamente no espaço, com uma agenda que vai oferecer apoio e orientação a quem vive do turismo. A nossa ideia é ajudar esses pequenos empresários em questões que vão desde a contabilidade até o atendimento direto ao visitante que chega para aproveitar as belezas da região, aumentado o grau de satisfação dele ”, destaca Alexandre Alves, gerente do Sebrae/PE.
O Sebrae enxerga no turismo uma cadeia de oportunidades e para que essa engrenagem gere empregos e renda é preciso investir no fator humano. “Precisamos ficar atentos à preparação e qualificação dos empreendedores, para que eles possam receber melhor os visitantes. Esse espaço é inédito no país e contará com todo o suporte técnico à disposição dos pequenos negócios e também donos de hotéis e pousadas que queiram capacitar seus funcionários”, explica Alexande.
Além do ponto de atendimento em Porto de Galinhas o acordo de cooperação com a prefeitura de Ipojuca foi renovado, o que vai permitir que o Sebrae/PE amplie o seu raio de atuação no balneário, atendendo mais pessoas, como artesãos, bugueiros, ambulantes, mototaxistas, entre outros empreendedores.
-
-